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Como sempre ter a melhor noite de sono, de acordo com a ciência

Seja você uma pessoa que troca os dias pelas noites ou que gosta de dormir sempre que possível, o fato é que dormir é uma necessidade humana básica que deveríamos levar a sério. No entanto, nós somos a única espécie que parece renunciar dessa necessidade voluntariamente, causando problemas físicos e mentais para a nossa saúde.

Afinal, não se trata apenas de se sentir descansado ou não, mas de existir uma quantidade incrível de coisas que estão acontecendo no seu corpo e que exigem um sono adequado para permanecer funcionando. Pensando nisso, nós separamos todas as informações necessárias que você deveria ter em mente sobre o que a ciência diz a respeito do sono ideal!

Respeitando os estágios do sono

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Antes de falarmos sobre o sono ideal, precisamos saber o que acontece com nosso corpo quando estamos dormindo. Ao todo, o sono se divide em quatro estágios separados em dois grupos. Os estágios um, dois e três são os que ocorrem sem movimento rápido dos olhos e tornam-se progressivamente mais profundos. O quarto estágio, por sua vez, é simplesmente chamado de REM, ou movimento rápido dos olhos.

Cada ciclo através desses estágios leva aproximadamente 90 a 110 minutos para ser concluído, sendo uma média de 4 a 5 ciclos completos por noite algo saudável. O primeiro ciclo será dominado por sonos não-REM. À medida que eles progridem, o REM começa a se estender. A partir daí, a quantidade de sono necessária varia de pessoa para pessoa, mas quase todo mundo precisa de 7 a 9 horas de descanso em um ciclo de 24 horas para ter uma vida saudável.

Mas, por que temos vontade de dormir? A principal estrutura responsável pelo sono é o hipotálamo, que afeta ou é afetado por quase todos os sistemas do corpo que respondem aos hormônios. Ele controla coisas como temperatura corporal, fome, sede, fadiga, emoções, crescimento, equilíbrio de sal e água e o ritmo circadiano envolvido no sono.

Influência do ritmo circadiano

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O ritmo circadiano humano gira em torno de um ciclo de 24 horas, regido por como o hipotálamo reage aos ciclos de luz e escuridão para regular o sono. Quando a luz entra nos olhos, uma vida nervosa entre a retina e o hipotálamo é estimulada, sinalizando para outras inúmeras outras partes do seu corpo para começar a liberar hormônios que controlam o desejo de estar acordado.

Quando surge a escuridão, o nosso corpo sinaliza à glândula pineal para liberar um hormônio chamado melatonina, que fará você se sentir menos alerta e com mais sono. Seus níveis permanecem elevados por cerca de 12 horas, mas após 9 horas são quase imperceptíveis na corrente sanguínea. Contudo, a luz artificial que aprendemos a conviver nas sociedades modernas diminuem significativamente os níveis de melatonina.

Por esse motivo, especialistas têm ficado cada vez mais preocupados a respeito das características de sono modernas e pedem encarecidamente para que as pessoas reduzam o consumo de luz artificial perto da hora de dormir.

Perigos da falta de sono

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Como a ciência já comprovou, a saúde geral do cérebro é afetada pela falta de sono. Nesse momento, o corpo normalmente se livra dos resíduos pelo sistema linfático. Porém, quando não dormimos direito, esses resíduos deixam de ser eliminados e "corroem" nosso corpo de dentro para fora.

Diante disso, você provavelmente deveria saber que têm duas vezes mais chances de desenvolver e morrer de demência se estiver cronicamente privado de sono, sendo o mal de Alzheimer a forma mais comum de demência. Com a eliminação de resíduos, a capacidade de funcionamento do cérebro também diminui quando você evita fechar os olhos. E se tudo isso não é o bastante, ataques cardíacos, obesidade, derrames, câncer, diabetes e diversos outros malefícios estão inclusos no pacote de quem não dorme direito.

Tendo tudo isso em mente, busque suas 7 a 9 horas de sono em períodos adequados visando fazer seu corpo funcionar corretamente. Evite o tempo de tela antes de dormir ou atividades que te deixem estressado antes de deitar. Afinal, quando sua cabeça se deitar no travesseiro, sua única preocupação deveria ser manter sua saúde em dia.

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