As sensações provocadas por diferentes bebidas alcoólicas, de acordo com a ciência

21/02/2024 às 02:002 min de leitura

Quem consome bebidas alcoólicas costuma ter uma impressão sobre os efeitos que cada substância causa em seu organismo. Para isso, uma pesquisa intitulada Global Drug Survey foi realizada em 21 países, incluindo o Brasil, mostrando que essas percepções condizem com a verdade.

Ela envolveu entrevistas com cerca de 30 mil indivíduos entre 18 e 34 anos, e o resultado foi divulgado na publicação acadêmica de medicina BMJ Open. A seguir, confira quais foram as conclusões apontadas a partir dessa coleta feita por uma organização científica independente sediada em Londres. 

1. Vinho tinto ajuda a relaxar

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

53% dos entrevistados relataram que se sentem mais relaxados depois de consumir uma boa taça de vinho. E há uma explicação fisiológica para isso: o vinho tinto tem altos níveis de melatonina, que é aquele hormônio que consegue induzir o sono.

O efeito, inclusive, é potencializado no tinto em relação ao branco, pois os respondentes da pesquisa afirmam se sentir mais letárgicos após beber o tinto.

2. Destilados fazem você se sentir mais confiante e cheio de energia

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Se você já tomou um uísque e teve a sensação de ficar mais "descolado", você está dentro da média relatada pela pesquisa. 58% dos participantes disseram que o consumo de destilados os faz sentir mais energizados depois de uma dose. 59% falaram que ficam mais confiantes, e 42% se sentem mais "sexies".

Ainda que sejam efeitos avaliados como positivos, isso não é um convite para o abuso desse tipo de bebida. Aliás, um terço dos respondentes afirma que fica mais agressivo quando toma drinques feitos com destilados. Essa tendência se acentua nos homens.

Por outro lado, os destilados mais fortes (como gim e tequila) costumam deixar os consumidores com uma sensação de baixo astral.

3. Os efeitos das bebidas têm a ver com a publicidade

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em entrevista à BBC, o pesquisador britânico Mark Bellis, que participou do estudo, relatou que os efeitos causados pelo álcool também se relacionam com as formas pelas quais as bebidas são divulgadas na publicidade ou em outros espaços que elas aparecem. "As pessoas podem beber para se sentirem mais confiantes ou relaxadas. Mas também acabam se arriscando a ter reações ruins", explica Bellis. 

Outro elemento importante sugerido pelo estudo é que os dependentes do álcool têm cinco vezes mais chance de creditar à substância a capacidade de provocar sentimentos positivos (como a impressão de estar com mais energia) em relação às que bebem com menos frequência.

4. Os países têm impressões diferentes sobre as bebidas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Conforme o país dos entrevistados, suas impressões tendem a ser diferentes. Participantes da Colômbia e do Brasil, por exemplo, relataram como sentimentos positivos provocados pela bebida a impressão de que ficam com mais energia, mais relaxados e mais sexies.

Já na Noruega, havia uma associação maior entre o álcool e a agressividade. Na França, as pessoas reportaram a sensação de ficarem inquietas com mais frequência.

De acordo com Mark Bellis, essas impressões se relacionam a vários fatores, como o contexto em que a bebida é mais consumida: por exemplo, se é fora ou dentro de casa, se a pessoa é jovem ou mais velha, e assim por diante. "Jovens muitas vezes bebem destilados em uma noitada, enquanto o vinho é mais consumido em casa, com uma refeição", afirmou à BBC.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: