5 objetos presentes na Bíblia que foram amaldiçoados

12/05/2024 às 16:003 min de leituraAtualizado em 12/05/2024 às 16:00

A Bíblia conta histórias reais, mas uma parcela considerável dos relatos ali presentes são repletas de simbolismo, advertências e mensagens profundas, que conectam as escrituras sagradas e quem nelas crê. Não à toa, é fácil encontrar profecias e parábolas falando sobre objetos amaldiçoados, ou que imputam punições a quem os possui.

Estudiosos das escrituras bíblicas sugerem que no livro é possível encontrar e compreender aspectos importantes de como os antigos israelitas e os primeiros cristãos concebiam o que era poder, pecado e de que maneira poderiam encontrar a redenção. Na Bíblia, objetos foram amaldiçoados principalmente pela forma como eram utilizados, mas também por seu contexto.

1. Estátua de Nabucodonosor

Nabucodonosor teria vislumbrado a estátua em sonho. (Fonte: Wikimedia Commons)
Nabucodonosor teria vislumbrado a estátua em sonho. (Fonte: Wikimedia Commons)

Líder do Império Babilônico, Nabucodonosor teria recebido uma revelação divina por meio de um sonho. Ela continha uma profecia, que o imperador não soube interpretar. No fim, ele encomendou a construção de uma estátua gigantesca de ouro que representava a si mesmo, simbolizando seu poder e divindade. A partir dali, o imperador passou a exigir que todos os cidadãos adorassem a esta estátua.

Em uma situação, ele teria testado a fé de Sadraque, Mesaque e Abednego que, ao se recusarem a obedecer, foram jogados no fogo ardente. Deus teria salvado os três por demonstrarem sua fé, dando a Nabucodonosor uma lição sobre os perigos da opressão e da idolatria.

2. A maçã de Adão e Eva

Adão e Eva teriam cometido o pecado original. (Fonte: Wikimedia Commons)
Adão e Eva teriam cometido o pecado original. (Fonte: Wikimedia Commons)

Deus teria feito o homem à sua imagem e semelhança, criando primeiro Adão e a partir dele, Eva. A ambos, ofereceu o Jardim do Éden, apontando que não deveriam comer do fruto de uma árvore específica. O fruto representava a proibição divina contra o conhecimento de todo o bem e mal.

Leia também: Por que pensamos que o 'fruto proibido' da Bíblia é uma maçã?
 

Porém, a dupla decidiu cair na tentação da serpente e comeu o fruto, cometendo o chamado pecado original, dando início à mortalidade humana. A história do surgimento dos seres humanos é, até hoje, um dos principais símbolos bíblicos sobre as consequências da desobediência e sobre as profundas ramificações dele para a humanidade.

3. As moedas de Judas

Judas tornou-se símbolo de traição e desesperança. (Fonte: Wikimedia Commons)
Judas tornou-se símbolo de traição e desesperança. (Fonte: Wikimedia Commons)

Judas Iscariotes, o traidor de Jesus e um de seus apóstolos, entregou-o por trinta moedas de prata. Seu desespero por não saber lidar com o que havia cometido fez com que ele se enforcasse, tornando seu nome sinônimo de traição. As moedas que Judas recebeu são muito simbólicas na Bíblia.

Elas representam muito mais do que a traição e a deslealdade do apóstolo com Jesus, mas também o remorso e a tragédia pessoal dele. Estudiosos das escrituras sagradas indicam que a simbologia das moedas ensina sobre as consequências emocionais e espirituais de maus atos, especificamente a traição e a desesperança.

4. Pecado de Acã

Acã roubou objetos e sua ganância condenou toda comunidade. (Fonte: Recursos de Evangelismo/Reprodução)
Acã roubou objetos e sua ganância condenou toda comunidade. (Fonte: Wikimedia Commons)

Acã era um israelita que roubou objetos destinados à destruição, trazendo para o povo da cidade de Jericó severas consequências. Entre os frutos de seu roubo estavam uma capa babilônica, duzentos siclos de prata e uma barra de ouro.

A simbologia desta história trata especialmente de como a ganância pode ter consequências graves para toda uma comunidade.

5. Bezerro de Ouro

O Bezerro de Ouro teria sido criado por Arão após Moisés receber os 10 Mandamentos. (Fonte: Wikimedia Commons)
O Bezerro de Ouro teria sido criado por Arão após Moisés receber os 10 Mandamentos. (Fonte: Wikimedia Commons)

Na tradição judaico-cristã, Moisés teria subido o Monte Sinai chamado por Deus, que naquele momento redigiu a ele os mandamentos que todos os homens e mulheres deveriam seguir. Neste momento, Arão, irmão mais velho de Moisés, teria sido forçado pelo povo a forjar um ídolo, capaz de os conduzir ao Egito.

Contada no livro de Êxodo, a história do bezerro simbolizaria a tentativa das pessoas em canalizar sua necessidade de segurança espiritual. Porém, ao invés disso, a construção do objeto gerou a ira divina, que viu neste ato uma grava insubordinação. Como resultado, cerca de 3 mil homens teriam sido mortos, em uma espécie de aviso e lembrete das consequências de trocar a adoração a Deus pela idolatria material.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: