Artes/cultura
02/09/2024 às 18:00•2 min de leituraAtualizado em 02/09/2024 às 18:00
O batom vermelho é um clássico: o tempo passa, a moda muda, mas muitas pessoas continuam adeptas a ele. A cor, quando posta sobre os lábios, passa a ser vista como um símbolo de empoderamento, liberdade, sensualidade e poder.
De fato, os lábios vermelhos são carregados de significado há um bom tempo, e refletem traços culturais que vêm desde as civilizações antigas até a modernidade do século 21.
De acordo com a história, o primeiro registro que se tem de um "batom" vermelho remete ao ano de 3500 a.C., C. quando a rainha Puabi, da antiga Mesopotâmia, teria usado uma coloração vermelha nos lábios, feita com uma mistura de chumbo branco e pedras vermelhas trituradas. Com isso, ela expressava o seu poder, criando uma tradição que depois seria repetida pela rainha Cleópatra, que usava na boca uma tinta retirada da cochonilha.
Na Grécia antiga, os lábios vermelhos eram associados às profissionais do sexo, enquanto no Império Romano a cor indicava um status social mais elevado das mulheres. Com o tempo, novos batons foram sendo criados a partir de experimentos feitos com insetos, cera de abelha e pedras preciosas.
Por sua conotação supostamente negativa, ele sumiu durante a Idade Média, já que a igreja considerava que maquiagem era uma forma de pecado. Os cristãos pensavam que esse tipo de adereço, em oposição à beleza natural, feria os desígnios de Deus. O batom vermelho voltaria então entre as aristocratas a partir do Renascimento, quando as mulheres ricas resolveram usá-los para conotar a sua superioridade.
Boa parte da permanência do significado do batom vermelho na cultura se deve ao uso dele na moda e no trabalho feito por profissionais do ramo da maquiagem, com a cosmetóloga canadense Elizabeth Arden.
Entretanto, durante a década de 1920, ativistas dos direitos das mulheres passaram também a adotá-lo. A feminista Elizabeth Stanton e a escritora Charlotte Perkins começaram a usar essa cor em suas bocas, o que também ajudou que o batom vermelho se tornasse um símbolo de mulheres empoderadas e bem-sucedidas.
Mais recentemente, a cor tem sido usada por celebridades importantes entre as mulheres, como a atriz Marilyn Monroe e as influentes cantoras Madonna e Taylor Swift, entre outras celebridades. Ele também se tornou um adereço muito usado pelas personalidades da comunidade LGBTQIA+, como as drag queens.
O fato é que, mesmo que nem todas as pessoas prefiram essa cor, ela segue até hoje carregada de significado. Os batons vermelhos permanecem como um ícone atemporal graças ao seu apelo universal e à forma como remetem à ideia de feminilidade e de poder. Por isso, é de se esperar que essa maquiagem continue atual por muito tempo.