
Artes/cultura
05/09/2014 às 06:26•2 min de leitura
Você já parou pra pensar como é o dia dos astronautas que estão na Estação Espacial Internacional? Para eles, os horários podem ficar realmente bagunçados, já que as referências de dia e de noite são completamente perdidas quando se está fora do planeta Terra. E o mais impressionante disso é que eles veem sim, aproximadamente, 15 nasceres e pores do sol todos os dias, por mais esquisito que isso possa soar.
A Estação Espacial Internacional está orbitando a mais ou menos 354 quilômetros da Terra e viaja a uma velocidade aproximada de 27.700 mil quilômetros por hora – o que faz com que uma volta completa no nosso mundo possa ser feita em somente 92 minutos. Por esse motivo, a cada 45 minutos os astronautas que estão a bordo contemplam o nascimento ou o pôr do sol.
O nascer do sol visto do espaço é tido como algo maravilhoso de testemunhar, principalmente devido ao fato de os olhos humanos poderem enxergar claramente as finas camadas que envolvem o nosso planeta e o protegem na escuridão do espaço. A primeira camada que pode ser vista é escura e representa as regiões onde é noite na Terra.
Acima disso, é possível visualizar a troposfera em tons alaranjados e amarelos, área que contém quase todas as nuvens do céu. Acima da troposfera, em tons róseos que depois ficam azuis, está essencialmente a estratosfera, que é a região onde os aviões costumam voar. A última das camadas aparece como um azul escuro que lentamente se esvai e em direção ao vácuo do espaço.