(Fonte da imagem: Thinkstock)

Você já percebeu que, quando uma rocha está molhada, suas cores se tornam mais vibrantes e escuras e sua superfície parece ter sido polida? Na verdade, isso se deve a dois fatores, ambos explicados pela física.

Como a luz é refletida pela superfície

A maneira como a luz é refletida por uma superfície molhada é o que faz com que a rocha apresente uma cor mais escura ou pareça ter sido polida. Entretanto, mais do que simplesmente mudar de cor ou textura, uma fina camada de água faz com que a luz seja refletida em uma mesma direção.

Quando a luz incide sobre uma superfície irregular, esta é refletida em vários ângulos diferentes, mostrando um pouco desse reflexo a partir de qualquer ponto e com cores mais difusas. Já uma superfície lisa e úmida, ao refletir a luz de forma ordenada, parece mais escura a partir da maior parte dos ângulos, refletindo mais luz — ou brilho — a partir de uma pequena área.

(Fonte da imagem: Reprodução/Ask a Mathematician)

Assim, quando uma camada de água é adicionada à rocha, uma segunda superfície é criada, bem uniforme e regular, refletindo a luz da mesma forma que uma superfície polida. Dessa forma, a água faz com que as rochas pareçam mais escuras e brilhantes da mesma maneira que faz com que mares e lagos também pareçam escuros e brilhantes.

Como a luz é rebatida por uma superfície

As cores que enxergamos são, na verdade, a forma como os nossos olhos interpretam a luz refletida pelos objetos. Como diferentes materiais absorvem a luz de diferentes maneiras, a luz refletida por eles acaba “mostrando” apenas determinadas cores.

(Fonte da imagem: Reprodução/Ask a Mathematician )

Voltando ao princípio da superfície uniforme e polida: como a luz é refletida de forma mais ordenada e em uma única direção, nossos olhos enxergam as cores com mais contraste e, a não ser que você esteja olhando exatamente na mesma direção em que a luz branca — ou o brilho, lembra? — está sendo refletida, você verá as cores como mais escuras e vibrantes.

Além disso, a fina camada de água, na verdade, ajuda a luz a penetrar na superfície da rocha, aumentando a superfície de reflexão e favorecendo a observação das cores, ao refletir a luz em uma única direção.

Fontes: Ask a Mathematician, Hyper Physics e Color Matters