
Estilo de vida
30/08/2014 às 05:13•1 min de leitura
Caso você esteja meio “enferrujado” e não se recorde muito bem das suas aulas de química, o bismuto é um elemento químico com número atômico 83 que é representado na tabela periódica pelo símbolo Bi. Em temperatura ambiente, o bismuto se apresenta no estado sólido e com uma cor branco-acinzentada, sendo metal pesado, porém frágil e quebradiço. Ele tem diversas aplicações e é muito usado pela indústria de cosméticos e pela medicina.
Até aqui nada de muito interessante, não é mesmo? Contudo, uma das características mais curiosas sobre o bismuto é que podemos criar cristais com esse elemento em laboratório, e o resultado disso são pequenas esculturas geométricas e de aparência psicodélica.
Isso porque durante o processo, que envolve aquecê-lo acima de seu ponto de fusão e esperar que ele volte a se solidificar, o bismuto vai adotando um formato geométrico e fica coberto com uma fina camada de oxidação que dá à sua superfície um incrível brilho iridescente. Confira mais imagens a seguir:
E este é o bismuto antes de passar pelo processo que o transforma em cristal. Uma aparência bem "meh...", você não acha?