
Ciência
09/09/2011 às 09:58•5 min de leitura
Receber os amigos em casa é muito bom. Conversas, risadas, comidinhas e bebidas fazem parte desse evento tão agradável. Promover almoços e jantares no conforto do lar virou uma tendência e uma ótima alternativa para quem não gosta muito de sair. Além disso, preparar refeições, e cuidar para que tudo esteja perfeito, para pessoas especiais é sempre prazeroso e gratificante.
Há quem goste de receber os amigos com tudo prontinho e ficar livre para bebericar e conversar tranquilamente antes da refeição. No entanto, também é muito gostoso cozinhar com os convidados fazendo parte de toda a preparação, enquanto a conversa rola solta: desde a escolha dos ingredientes até a montagem da mesa.
Dependendo da ocasião, o encontro dos amigos pode ser superinformal: apenas com algumas cervejinhas e petiscos; ou mais elaborado: num jantar mais planejado, com entrada, prato principal e sobremesa. As ocasiões ainda podem ser de um belo almoço ou até um brunch! O brunch nada mais é do que unir o café de manhã e o almoço numa só refeição. Essa opção pode ser uma ótima escolha para surpreender seus convidados.
Mas, cada evento pede algumas regrinhas simples de organização, preparo e até de etiqueta, para ser um sucesso. Desde a forma de servir até a escolha do cardápio, das louças, guardanapos e bebidas, tudo conta para que a sua recepção seja muito especial. Seja ela em um almoço, num jantar ou num brunch. Conheça algumas dicas sobre como receber os amigos em cada tipo de evento.
Café + almoço = Brunch
Sábado e domingo bate aquela preguiça boa para ficar na cama até mais tarde e todo mundo gosta de aproveitar cada minutinho de descanso, não é verdade? Quando isso acontece, a hora de levantar fica para mais tarde e o estômago pode se manifestar pedindo o café da manhã num horário que já é quase o de almoço. Para isso foi criado o brunch: a união das palavras em inglês “breakfast” e “lunch”, que significa juntar o café da manhã e o almoço numa só refeição.
O brunch já é bem tradicional nos Estados Unidos e alguns países. No Brasil, o costume está ganhando força nas atividades de fim de semana das pessoas e se tornando a forma escolhida para comemorar aniversários, batizados e até para as empresas receberem clientes em lançamentos de produtos.
Oferecer um brunch para os amigos é uma ótima opção e, além disso, é um evento diferente e que possibilita a escolha de um cardápio que pode agradar a todos. Se você em mora em casa e possui um bom quintal, pode ainda aproveitar um belo dia ensolarado para montar mesas ao ar livre e servir o brunch de uma forma ainda mais charmosa.
Por ser um evento que tem início ainda na manhã (com um horário que vai das 10h às 14h, em média), o brunch geralmente é mais informal e proporciona um clima mais descontraído. O anfitrião pode montar uma mesa de comidas para os convidados se servirem como num Buffet. Dessa forma, não há a necessidade de chamar algum profissional para ajudar no serviço. O sistema de Buffet também deixa o anfitrião mais livre para curtir o momento com os amigos e dar mais atenção a eles.
No entanto, é importante sempre ficar atento à mesa para conferir se não está faltando nada ou se precisa repor algum item. Se houver espaço, as bebidas podem ficar na mesma mesa das refeições. Caso contrário, monte uma exclusiva para elas e disponibilize também um balde de gelo, principalmente se o dia estiver quente.
Louças e guardanapos não precisam ser finos nessa ocasião. Eles podem ser mais simples, mas nem por isso devem ser colocados de forma aleatória. Faça uma gracinha, dobre os guardanapos de um jeito bonito e coloque-os sobre os pratos ou dentro dos copos para dar um ar sofisticado.
O cardápio do brunch pode ser muito variado e unir os alimentos e bebidas do café da manhã, com opções leves de almoço como massas, tortas e panquecas. Confira abaixo algumas dicas:
Almoço
O almoço geralmente também é uma ocasião mais informal. Mas, tudo depende da forma que o anfitrião irá servir. A refeição pode ser disposta numa mesa ou aparador grande como num Buffet, colocada sobre a mesa ou até mesmo servida por um garçom contratado no sistema “à inglesa”. Se você prefere servir de um jeito mais descontraído, as primeiras opções são as mais indicadas.
De acordo com o seu cardápio é importante comprar tudo o que você vai precisar no dia anterior. Se houver algo que possa ficar pronto antes como as sobremesas, você pode fazê-las com antecedência para não ter essa preocupação no dia do encontro com os amigos.
Deixe a mesa pronta com os pratos, copos, talheres e guardanapos bem organizados. No almoço, os guardanapos já podem ser mais bem escolhidos e você pode optar pelas opções de tecido ou mesmo os de papel, mas os de qualidade superior ou decorados. Você pode decorar a mesa com algum arranjo de flores pequeno e baixo, para não atrapalhar a visão dos convidados.
Deixe numa mesinha de centro alguns petiscos e antepastos com pãezinhos para os convidados se servirem antes do almoço enquanto conversam. Frutas secas, queijos, castanhas e pastinhas de azeitona, tomate seco, berinjela são boas opções.
O cardápio do almoço pode ser composto de entradas, como saladas, mini quiches e crepes. Na hora de definir o prato principal, tenha sempre duas opções para a escolha dos convidados. Por exemplo, se você optar somente por um prato com frutos do mar, existe a possibilidade de algum convidado não ser um fã desse tipo de alimento. Então, é importante ter outra opção como uma massa ou uma carne bovina ou branca. Confira mais algumas dicas:
Jantar
Você pode optar por um jantarzinho mais descontraído ou, se quiser fazer a fina, pode surpreender seus convidados com um jantar mais formal. Vai depender do seu gosto ou mesmo da ocasião. A louça do jantar pode ser mais sofisticada, tanto nos pratos quanto nos copos, podendo utilizar aqueles lindos de cristal que você sempre guarda para ocasiões especiais. Assim como indicado para o almoço, os guardanapos podem ser os de tecido. Mas, se você não tiver, podem ser as opções mais bonitas de papel.
A logística do jantar segue a mesma do almoço no quesito de preparação antecipada. Tenha tudo que vai precisar a mão e, se possível, deixe algumas opções semiprontas para facilitar na hora de finalizar os pratos. Deixe também antepastos e petiscos à disposição dos convidados em uma mesinha ou aparador. Assim como as bebidas.
Para servir você também pode optar pelo estilo Buffet, dispondo os pratos na mesa ou de um jeito mais sofisticado com a ajuda de um garçom para servir direto nos pratos dos convidados.
O jantar pode ter um cardápio mais sofisticado e pode também ser combinado com o clima, dependendo da época do ano. No verão, com opções mais leves com saladas, peixes e frutos do mar, e no inverno com pratos com carnes, massas com molhos mais densos e fondues. Confira algumas opções que podem combinar com todas as estações:
Você também pode fazer almoços e jantares temáticos. Por exemplo: com cardápio de comidas japonesa, mexicana, árabe, italiana, etc. Assim, também facilita a escolha do cardápio e você ainda pode fazer uma decoração diferente de acordo com o tema. O que importa é você e seus convidados se divertirem e terem ótimos momentos!