Ilusão de ótica: entenda por que os pontos amarelos desaparecem
229
Compartilhamentos

Ilusão de ótica: entenda por que os pontos amarelos desaparecem

Último Vídeo

Primeiro de tudo: assista ao vídeo acima, de preferência em tela cheia. Se você se concentrar apenas no ponto verde do centro, vai notar que os três pontos amarelos vão desaparecer. Pode ser um de cada vez ou todos ao mesmo tempo. Você também pode notá-los piscando. Porém, a tendência é que sumam por completo se você focar apenas no centro.

Apesar de serem uma brincadeira divertida, as ilusões de ótica podem nos ensinar muito sobre o comportamento de nosso cérebro. Neste exemplo da matéria, a gente pode conhecer o efeito neurológico chamado “cegueira induzida pelo movimento”.

O problema não está na sua visão: essa cegueira ocorre apenas em nosso cérebro, por causa da maneira como ele processa a informação capturada pelos olhos. Um estímulo visual pode desaparecer e reaparecer se for apresentado juntamente com um movimento-padrão – no caso do vídeo, as cruzes em azul que ficam girando.

Esse fenômeno pode acontecer também no cotidiano, mas vai depender de diversos fatores, como o tamanho do objeto e se ele está sozinho ou agrupado, além também do tipo de movimento-padrão repetitivo que “distrai” sua percepção. Confira outros exemplos:

1. Objetos aleatórios sobre a mesa

2. Lua e estrelas

3. Pássaros e avião

*Publicado em 4/3/2016

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.