
Ciência
05/09/2013 às 09:24•1 min de leitura
O que você consegue fazer com algumas pecinhas de LEGO? Uma estrada? Uma casa? Um castelo? Tem gente por aí que consegue a proeza de fazer com que tijolinhos de LEGO se transformem em armas letais. Duvida?
Primeiro, só para que você tenha noção, vale a máxima de que o que conta mesmo é a força que você usa para dar movimento a um projétil – isso pode compensar uma baixa qualidade do material do qual o projétil é feito, por exemplo. Pense em uma bala de revólver normal, independente do calibre: se você estiver com essa bala em mãos e simplesmente deixá-la cair, ela dificilmente vai furar seu pé ou causar algum grande estrago.
O que faz com que uma bala seja perigosa é a força usada para dar impulso e velocidade a ela, no momento em que alguém aperta o gatilho. E, claro, o fato de ela ser constituída de um bom material aumenta o tamanho do estrago – cartuchos de bala têm propulsores que provocam a combustão no momento em que o gatilho é ativado, por exemplo.
O fato é que, se você tiver como dar o mesmo tipo de impulso para outro material — nesse caso, feito de pecinhas de LEGO —, ele pode ser tão letal quanto a bala. E é isso o que o cara do vídeo abaixo fez: ele foi testando a quantidade de peças necessárias para perfurar uma melancia, com a ajuda de uma espécie de espingarda de LEGO. Não tente fazer isso em casa, mas assista ao vídeo e depois nos conte o que achou dele. Se você quiser, pode traduzir as legendas nas configurações do YouTube.