
Ciência
12/01/2017 às 07:53•2 min de leitura
Crises intensas de estresse podem desencadear alguns problemas de pele, como a acne. A culpa disso tudo é do hormônio cortisol, que é liberado pelo nosso corpo quando estamos estressados. Essas alterações de pele também podem ser causadas por fatores como dieta e peso, mas, se você se sente muito estressado ao final do dia e com frequência, é bem possível que algumas espinhas apareçam.
Se mesmo sem ter feito esforço físico você fica suando o tempo todo, ainda que esteja em total repouso e se, além disso, suas bochechas vivem rosadas, saiba que isso também pode ser um sintoma de estresse devido ao aumento das frequências cardíaca e respiratória e da transpiração.
Se cansaço é uma regra na sua vida e você sente que não tem energia para mais nada, tente ver se você não anda estressado demais. Quando se vive sonolento, talvez haja fadiga adrenal, que é o que acontece quando as glândulas suprarrenais se sobrecarregam, também por causa da produção excessiva de cortisol. Viver estressado causa sensação constante de esgotamento.
É bastante comum que uma pessoa que está vivendo momentos de intenso estresse comece a reparar, principalmente na hora do banho, que está perdendo mais cabelo do que o normal – em casos mais sérios, a pessoa pode perder grandes quantidades de cabelo, e é preciso buscar ajuda médica. Se a queda for por causa do estresse mesmo, a boa notícia é que esse sintoma tende a desaparecer quando o estresse for resolvido.
Baixas taxas de açúcar no sangue nos fazem viver com vontade de comer “alguma coisinha”. Isso acontece quando produzimos altos níveis de cortisol durante a noite ou no período da manhã, o que pode ocorrer quando passamos por situações emocionais intensas demais.
Eis um sinal importante de estresse: mãos que tremem involuntariamente. Se você repara que esses tremores acontecem quando você está levando sua mão para fazer alguma tarefa cotidiana, como atender ao telefone, fique esperto.
Desmaiar de uma hora para a outra sem motivo é a definição de síncope, e isso pode acontecer quando a pressão arterial fica baixa rapidamente – primeiro, a pessoa sente uma zonzeira; depois, vai ficando tonta e, sem que perceba, acaba desmaiando.
Pessoas estressadas ficam tensas e acabam contraindo principalmente os músculos da face e das costas, então é natural que essas regiões fiquem doloridas com o passar do tempo – o lado ruim é que viver com o rosto enrugado acaba acelerando o processo de envelhecimento, então está mais do que na hora de resolver essa questão de estresse, hein!
O estresse diminui a resposta imunológica do corpo, o que deixa você com as defesas comprometidas, abrindo a porta para a chegada de vírus e bactérias. É por isso que pessoas estressadas vivem resfriadas – reduzir o estresse pode ser uma forma de melhorar a sua saúde e de deixar de viver espirrando e com o nariz escorrendo.
Em alguns casos, é preciso acompanhamento médico e psicológico para lidar com momentos intensos de estresse, então não deixe de procurar auxílio se sentir que precisa. Vale lembrar também que os sintomas acima podem ocorrer por outros motivos e que, se forem persistentes, é preciso procurar ajuda médica.