Bebê nasce com o número ‘12’ estampado na testa
177
Compartilhamentos

Bebê nasce com o número ‘12’ estampado na testa

Último Vídeo

Pouco depois de nascer em 11 de novembro de 2014, a família do pequeno Van Niekerk reparou que havia um curioso sinal estampado em sua testa. Basicamente, havia um ‘1’ e um ‘2’, uma bela surpresa, conforme lembrou a bisavó do recém-nascido, Catherine Jooste, em entrevista ao jornal Northcliff Melville Times.

“Foi a minha filha mais nova que viu pela primeira vez (...)”, ela lembra. “Nós não nos preocupamos; o médico disse que deve sumir conforme ele fique mais velho.” Seja como for, a família de Joanesburgo (África do Sul) acabou se afeiçoando ao “12” claramente formado sobre a fronte de Van Nierek.

Agrupamento de vasos sanguíneos

Embora nascer com números sobre a testa seja bastante incomum, as marcas de nascença não são nada assim tão raro. Conforme descreveu o dermatologista Patrice Hyde ao Northcliff Melville Times, esses sinais podem se desenvolver antes ou mesmo imediatamente após o nascimento.

“Hemangiomas são um grupo de vasos sanguíneos que crescem em uma área específica da pele — e é por isso que normalmente são de cor vermelha ou púrpura”, explicou o médico ao referido veículo. “Vasos sanguíneos são pequenos tubos que carregam o sangue através do corpo. Ninguém sabem porque eles se agrupam, mas é bom deixar claro que a maior parte das marcas de nascença não são sinais de nenhum tipo de doença e normalmente não causam mal algum.”

Formas de remoção

Em grande parte dos casos, as marcas de nascença acabam por diminuir ou mesmo por desaparecer completamente com os anos. Entretanto, conforme lembrou o Dr. Hyde ao referido veículo, há procedimentos para a remoção imediata ou gradual dos hemangiomas:

  • Medicação: a utilização de corticosteroides é bastante comum na remoção de marcas de nascença. O medicamento pode ser injetado diretamente na marca ou tomada por via oral. Normalmente, esses medicamentos retardam o crescimento dos sinais e também podem fazê-los desaparecer completamente.
  • Terapia com laser: outro procedimento bastante usual na remoção de hemangiomas. Embora o desaparecimento completo seja incomum, normalmente há um clareamento bastante perceptível logo após as primeiras sessões. Recomenda-se o tratamento com laser na infância, período em que os vasos normalmente são menores.
  • Remoção cirúrgica: diversas marcas de nascença podem ser removidas por meio de processos cirúrgicos, particularmente as verrugas.
Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.