Tem uma estátua da Virgem Maria “chorando” há meses nos EUA

24/07/2018 às 08:002 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar a respeito de imagens de santos e outras relíquias religiosas que teriam sido observadas por fiéis se movendo sozinhas, exalando odores ou liberando algum tipo de líquido, como lágrimas ou sangue, não é mesmo? O último caso desse tipo a virar notícia pelo mundo é o de uma estátua da Virgem Maria que, há meses, vem vertendo lágrimas e intrigando a comunidade local.

Milagre?

A estátua — feita de bronze — se encontra na igreja Nossa Senhora de Guadalupe de Hobbs, no Novo México (EUA), e, desde maio, começou a “chorar” e vem atraindo milhares de fiéis e curiosos. As lágrimas, segundo várias testemunhas, exalam odor de rosas e consistem em um milagre, embora também existam aqueles que não estão tão certos disso e sugerem que a coisa toda poderia ser uma manifestação maligna. Afinal, vai saber!

Virgem que chora(The Kansas City Star)

No comecinho de junho, um bispo local — um homem chamado Oscar Cantú — explicou que a situação seria investigada e que o pessoal da paróquia tinha coletado amostras e enviado o material para análise. Levantamentos no interior da igreja não apontaram possíveis fontes para o líquido nas proximidades do local no qual a estátua se encontra, e o fabricante da figura também foi abordado, mas disse não saber de nada.

Já os resultados dos exames revelaram que as lágrimas são compostas por uma substância transparente semelhante ao azeite de oliva e contendo uma essência aromática — o que levantou a suspeita de que o material poderia ser o óleo usado em alguns ritos religiosos, que poderia ter sido roubado e caído nas mãos de algum brincalhão. Diante dessa possibilidade, os responsáveis pela paróquia alegaram que não deram falta de nada e, portanto, para eles, o caso da Virgem chorona continua sem explicação.

Casos recorrentes

De acordo com um artigo de Matthew Schmalz, professor de Estudos Religiosos do College of the Holy Cross, nos EUA, publicado pelo site The Conversation, não faltam exemplos ao longo da História de “milagres” e supostos eventos sobrenaturais — como esse sendo investigado em Hobbs — envolvendo estátuas da Virgem Maria.

Estátua de bronze(The Washington Post)

No entanto, as lágrimas parecem ser o fenômeno que mais frequentemente é atribuído às relíquias da “Mãe de Jesus”. Conforme explicou Matthew, elas têm um significado especial para os fiéis, uma vez que, segundo o catolicismo, a Virgem Maria não chora somente pelos pecados do mundo, mas pelas dores que ela suportou em vida também — conhecidas como “As Sete Dores de Maria” e que incluem o pesar da crucificação de seu filho e a morte de Cristo.

O caso da estátua de Hobbs ainda não ganhou uma explicação, mas, tal como apontou Matthew, além de investigar o que pode estar por trás do “milagre”, é importante levar em consideração o lado dos fiéis — as motivações e experiências pessoais que os motivam a se prostrar diante da Virgem —, e não se esquecer de como o fenômeno (seja ele real ou não) vem mobilizando e unindo a comunidade.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: