Cientistas desenvolvem livro que transforma água contaminada em potável
35
Compartilhamentos

Cientistas desenvolvem livro que transforma água contaminada em potável

Último Vídeo

Existem milhões de pessoas no mundo que não têm acesso a água potável, e, de acordo com Lily Kuo, do portal Quartz, só na África Subsaariana esse número chega a 358 milhões. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores passou vários anos desenvolvendo um livro que, além de trazer informações úteis sobre a segurança da água, conta com páginas que funcionam como um filtro de descontaminação.

Segundo Jonathan Webb, da BBC, as páginas do livro contêm nanopartículas de prata e cobre que podem eliminar mais de 99% das bactérias presentes na água. A novidade foi testada com sucesso em 25 locais contaminados da África do Sul, Quênia, Gana, Haiti e Bangladesh, e as análises de amostras coletadas nesses locais apontaram que, após o “tratamento literário”, a água passou a apresentar a mesma qualidade da água potável que sai das torneiras dos EUA.

Conforme explicou Teri Dankovich, pesquisadora que está liderando o projeto, as páginas foram testadas com água coletada de uma vala contaminada com esgoto — que continha milhões de bactérias — e, mesmo assim, foi possível eliminar 99% dos microrganismos da amostra.

O livro traz instruções em inglês e em idiomas locais para educar a população, e a água pode ser vertida diretamente sobre as folhas para ser filtrada. Cada página é capaz de descontaminar até 100 litros, o que significa que cada volume pode suprir a necessidade de água potável de uma pessoa durante um período de aproximadamente quatro anos. Veja o vídeo demonstrativo a seguir:

*Você pode ativar as legendas em português no menu do vídeo.

De momento, os livros estão sendo produzidos manualmente pelos próprios pesquisadores, mas eles estão buscando apoio para poder aumentar a produção e fazer com que os volumes cheguem até as comunidades que tanto precisam deles.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.