Beethoven estava realmente surdo quando compôs suas grandes obras?

22/10/2017 às 05:003 min de leitura

Você não precisa ser um grande conhecedor de música para já ter ouvido falar de Ludwig van Beethoven. Uma das curiosidades mais populares a sobre a vida e a carreira desse gênio é a respeito da suposta surdez do compositor, mas será que Beethoven já era surdo quando compôs suas grandes obras? Quão surdo ele era? Você sabe?

Nascido em 1770, Beethoven se apaixonou por música quando ainda era criança e teve influências de seu pai, um tenor que também dava aulas de piano e violino. Não é à toa que Beethoven era considerado um prodígio no quesito musical – a primeira vez que ele se apresentou em um concerto foi quando tinha apenas 7 anos!

Ao longo de sua vida, esse gênio da música acabou sendo influenciado por outros grandes compositores, como Christian Gottlob Neefe, que o ensinou a compor. Foi desde pequeno que Beethoven aprendeu a gostar de orquestras – muitas de suas composições favoritas eram de Mozart, que foi objeto de seus estudos, assim como Bach. Em 1791, Beethoven já havia composto muitos de seus trabalhos mais famosos.

Início

Sua primeira apresentação pública em Viena foi em 1795, quando já era famoso por ser um ótimo pianista. Até aí, ao que tudo indica, Beethoven tinha uma audição perfeitamente normal. O problema parece ter começado mesmo em 1796, quando as primeiras referências sobre zumbidos foram encontradas em cartas escritas pelo compositor.

Foi somente em 1801, no entanto, que Beethoven documentou evidências de que estaria ficando surdo, ao escrever para seu médico. Na carta, ele diz que sua audição vinha piorando cada vez mais, fato que havia reparado nos últimos 3 anos. O compositor menciona ainda que já estava em um nível em que precisava ficar muito próximo a uma orquestra para entender as composições e que já estava muito difícil ouvir pessoas falando normalmente – ele dizia que ouvia um som, mas não as palavras claramente.

A causa da surdez do gênio da música ainda é desconhecida, embora existam diversas teorias a respeito. Entre as hipóteses estão sífilis e o costume que o compositor tinha de mergulhar sua cabeça em um balde de água fria sempre que se sentia cansado.

Períodos

Também não se sabe quando Beethoven ficou completamente surdo, mas há evidências de que a situação era tão grave que as pessoas tinham que gritar ao ouvido dele – isso já em 1810. A partir daí, a situação só teria piorado. Sabe-se que o compositor continuou procurando ajuda médica até 1822, quando finalmente aceitou que nunca mais teria uma audição perfeita.

O trabalho de Beethoven é geralmente dividido em três períodos que refletem a gradual piora de seu quadro auditivo. O primeiro corresponde às suas composições primárias, de quando ainda era criança. Nessa fase, as notas usadas por ele eram as mais altas. Dessa época, seus trabalhos mais conhecidos são a Primeira Sinfonia e a Segunda Sinfonia.

O período do meio iniciou nos anos de 1820, quando o compositor já tinha problemas sérios de audição. Suas composições dessa fase são caracterizadas pelas notas mais baixas, assim ele ainda conseguia ouvir o que estava criando. Entre as composições desse período estão Moonlight Sonata, Fidelio e a Sexta Sinfonia.

Fim

O período final do trabalho de Beethoven teve mais notas altas e, se ele ainda não estava completamente surdo, foi nessa fase que ficou. A Nona Sinfonia é seu trabalho mais conhecido nessa fase – ela começou a ser criada em 1822 e foi apresentada pela primeira vez em 1824. Sobre essa apresentação, há relatos de que Beethoven teria continuado a conduzir a sinfonia mesmo depois de ela ter acabado, sem ao menos ter ouvido os aplausos fervorosos atrás dele.

Por ter perdido a audição, Beethoven começou a escrever para se comunicar, o que resultou em uma coletânea grandiosa de cartas e “livros de conversação”, muitos dos quais sobreviveram e ajudaram a relatar tudo o que você leu até aqui.

Beethoven morreu em 1827. Sua autópsia concluiu que seus nervos auditivos estavam atrofiados, e sua trompa de Eustáquio estava reduzida, o que explica por que ele estava surdo, mas não o que causou sua surdez, ainda que o próprio compositor acreditasse que ela tinha relações com seus problemas gastrointestinais. 

*Publicado em 10/10/2014

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: