Todas as calorias são tratadas da mesma forma pelo nosso organismo?

02/07/2012 às 09:121 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Segundo um estudo realizado por pesquisadores do Boston Children’s Hospital, tudo parece indicar que o nosso organismo não trata todas as calorias da mesma maneira. Os cientistas observaram os efeitos de três dietas diferentes — restrição calórica, restrição de carboidratos e baixo índice glicêmico — em um grupo de pessoas obesas que consumiu a mesma quantidade de calorias durante os três regimes.

As calorias não são iguais

Os resultados foram impressionantes. De acordo com o estudo, os indivíduos seguindo a dieta de restrição de carboidratos queimaram 350 calorias a mais por dia — o equivalente a 1 hora de atividade física moderada — do que os que seguiram uma dieta-padrão de restrição calórica. Quem seguiu a dieta de baixo índice glicêmico teve um gasto calórico de 150 calorias a mais por dia, equivalentes a aproximadamente 1 hora de exercícios leves.

Embora a ideia de cortar os carboidratos de vez da sua mesa pareça atraente, esta foi a dieta com pior índice de manutenção de peso, além de oferecer vários riscos à saúde. A dieta de restrição calórica também não apresentou bons resultados: além de fazer com que o metabolismo fique mais lento — e queime menos energia —, ela também afeta de forma negativa os níveis de insulina e lipídios, sendo muito restritiva e deixando-nos famintos.

Fonte: Thinkstock

Dos três regimes testados, o de baixo índice glicêmico foi o que apresentou o resultado mais equilibrado, não oferecendo efeitos adversos, além de ser mais fácil de seguir que as outras duas dietas, contando com opções saudáveis no cardápio, o que também nos faz queimar mais energia.

Trocando em miúdos

O que os pesquisadores observaram foi que, apesar da quantidade de calorias consumidas nas três dietas ser a mesma, a maneira como elas são queimadas parece depender dos alimentos dos quais elas são provenientes.

Assim, reduzir o consumo de alimentos ricos em carboidratos processados, como a farinha e os açúcares, parece afetar a maneira como o nosso organismo armazena energia em vez de queimá-la, além de ser muito mais saudável.

Fontes: New York Times e Boston Children’s Hospital

Via Tecmundo

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