10 segredinhos para nunca ficar doente

10/07/2013 às 12:583 min de leitura

Se você vive gripado, desanimado e sem disposição para nada, é bem possível que a sua imunidade esteja lá embaixo. Além disso, a falta de vitaminas e algumas circunstâncias também podem contribuir para você ficar doente com mais frequência.

O segredo é prestar atenção no seu dia a dia e começar a incluir na sua rotina algumas medidas simples, mas que fazem grande diferença na sua saúde.

É claro que uma alimentação saudável, ficar longe do cigarro e tomar bastante água contam — e muito — para o sucesso desses fatores. Quer saber quais são eles? Então confira abaixo como você pode deixar o seu sistema imunológico mais forte para nunca ficar doente.

1. Lave bem as suas mãos

Fonte da imagem: Shutterstock

Na época da epidemia da gripe H1N1 entre 2009 e 2010, a lavagem frequente das mãos se tornou ainda mais divulgada. Mas ela não deve deixar de ser feita só porque houve queda nos casos e existe a vacina. Lavar bem as mãos ajuda a evitar a gripe comum, o resfriado, infecções intestinais e mais uma série de doenças por contato.

É claro que você não precisa se tornar uma pessoa neurótica. É só ter bom senso e lavá-las após ir ao banheiro (obviamente), após usar o transporte público, antes das refeições e outras situações que você mesmo saberá quando necessário. O ideal é lavar com água e sabão esfregando as mãos por 20 segundos, a quantidade de tempo suficiente para matar os germes.

2. Mais zinco

Você sabia que o zinco é tão necessário para o combate e prevenção da gripe quanto a vitamina C? Alguns complexos de vitamina C vendidos nas farmácias contêm zinco, mas ele também pode ser encontrado em fórmulas exclusivamente com o mineral. Alguns alimentos também são ricos em zinco, como a aveia, nozes, carnes, peixes, crustáceos e abóbora.

3. Capriche na malhação

No inverno, o frio e a chuva podem afastar muita gente da academia. Entretanto, nessa época a malhação pode fazer ainda mais por você, além de tonificar a sua musculatura. Nessa temporada de gripes e resfriados, manter o corpo em movimento fortalece também a sua imunidade. Malhar ainda reduz os níveis do hormônio do estresse, o cortisol, deixando você mais relaxado e disposto.  

4. Beije muito

Fonte da imagem: Shutterstock

Ao contrário do que você pode pensar, devido à troca de saliva, beijar é uma ótima maneira de aumentar a sua imunidade. Sim, pois é essa troca e exposição aos germes que faz com que o seu sistema imunológico melhore ainda mais. Porém, isso só acontece quando o beijo é entre pessoas saudáveis. Se alguém nessa história estiver com gripe, o efeito é cama, mas não no sentido que você gostaria.

5. Coma mais alho

Alho é muito bom na comida e para o seu sistema imunológico também. O alimento contém antioxidantes e tem efeito antiviral. As substâncias presentes no alho ainda estimulam a multiplicação de glóbulos brancos e a eficiência da produção de anticorpos. Estudos também comprovam que o alho é importante na prevenção do câncer e de doenças do coração.

Algumas dicas: na hora de preparar algum prato com alho, não o deixe cozinhar ou fritar por muito tempo para manter as propriedades benéficas. E outro segredinho, retire aquela “tripinha” de dentro, assim o seu sabor não fica tão forte e nem o seu hálito depois...

6. Deixe o álcool de lado

Pode até parecer difícil para muita gente, principalmente quem está na idade do auge das festas, mas o consumo de álcool é péssimo para a imunidade, e quem abusa pode ficar doente com muito mais frequência.

Isso porque o álcool prejudica as células brancas do sangue e, quando elas estão deficientes, não são capazes de combater vírus e bactérias. Os efeitos duram até 24 horas depois de beber. E no caso de quem consome álcool muitas vezes por semana, as células não têm tempo de se recuperar.

Entretanto, o consumo moderado, como um cálice de vinho tinto por dia, já foi comprovado ter efeitos benéficos para a saúde do coração. Mas é bom lembrar que isso se deve aos polifenóis das uvas, que são potentes antioxidantes.

7. Ouça música

Fonte da imagem: Shutterstock

Quando você coloca a sua música favorita, a sensação é de que tudo melhora, não é? Pois ela realmente pode ajudar no seu dia a dia, melhorando a imunidade e até combatendo a depressão. Prefira aquelas mais positivas e empolgantes, pois estudos já comprovaram que os bons pensamentos vindos da música mantêm as pessoas mais saudáveis.

8. Tome iogurte

O iogurte contém probióticos repletos de bactérias saudáveis. De acordo com pesquisas, essas bactérias do bem ajudam na digestão e no trânsito intestinal, além de melhorar a imunidade do organismo. Outra descoberta mostrou que os probióticos podem ainda ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim, o chamado LDL. 

​​Logo após serem ingeridos, os probióticos contidos no iogurte vão para o intestino e auxiliam na absorção de nutrientes, tais como cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, além de facilitar a digestão da lactose. Além de todos esses benefícios, eles ajudam a varrer as bactérias ruins para longe de você e equilibram a flora intestinal.

9. Escape dos vírus e germes

Fonte da imagem: Shutterstock

Aquela pessoa no ônibus deu um baita de um espirro perto de você? Desvie ou vire a cabeça. Se esquive da forma que puder por pelo menos 20 segundos. Leva em torno desse tempo para interromper a transmissão do vírus no ar. Mesmo se você receber olhares de reprovação, o que importa é que a sua saúde estará a salvo neste inverno. 

10. Vida sexual saudável

É claro que ninguém precisa de uma boa desculpa para esse décimo tópico. Mas já está mais do que comprovado que manter uma vida sexual saudável ajuda a combater males como a depressão e até a gripe. Segundo uma pesquisa de 1999, o ideal é que você tenha relações no mínimo de uma a duas vezes por semana. Então, esqueça a preguiça do inverno e aproveite!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: