
Ciência
13/01/2014 às 14:07•3 min de leitura
Acelera, para, acelera, para. Enquanto o trânsito anda a um metro por hora ou para totalmente, você vê a vida passar através da janela do seu carro. Stress, irritação, sono, impaciência: tudo isso junto com a necessidade de chegar ao trabalho ou a vontade louca de ir pra casa pode se transformar num verdadeiro suplício.
E isso acontece em diversas cidades do mundo, onde seus moradores enfrentam todos os dias o trânsito caótico que é um verdadeiro teste de paciência.
Porém, algumas vezes o tráfego dos carros nas cidades pode chegar a uma situação insustentável, como já aconteceu nos cinco piores engarrafamentos da História que o pessoal do Gizmodo listou. Confira abaixo.
Fonte da imagem: Reprodução/Veja
A terra da garoa registrou seu maior engarrafamento em novembro passado. O congestionamento se estendeu ao longo de 309 quilômetros de tráfego intenso nas vias monitoradas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) às 18 horas. O caos aconteceu no dia 14 de novembro, véspera do feriado da Proclamação da República.
O trânsito em São Paulo assumiu uma cultura própria quando tudo está parado: as pessoas leem livros ou revistas, navegam na internet, assistem filmes, as mulheres se maquiam e há até quem tenha conhecido o grande amor em meio ao trânsito infernal.
Em um artigo da BBC, a moradora da cidade, Fabiana Crespo, disse que conheceu o marido no trânsito: "Eu estava com um amigo no meu carro e ele estava em seu carro também com um amigo. Naquele anda e para do engarrafamento, começamos a andar lado a lado, e ele conseguiu me convencer a dar o número do meu telefone”, afirmou.
Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo
Estar preso no trânsito já é ruim o suficiente. Agora, ficar preso no trânsito, enquanto está nevando em condições de temperaturas congelantes, com o nível da neve subindo até o para-brisa, é simplesmente assustador. Isso aconteceu durante a nevasca que atingiu o centro-oeste dos Estados Unidos no inverno de 2011, criando uma camada de mais de 20 centímetros de neve em Chicago.
Com motoristas abandonando seus carros para a sua própria segurança, a Lake Shore Drive tornou-se um cemitério de automóveis. Depois disso, a prefeitura precisou rebocar os carros para terrenos vazios, onde os motoristas foram recuperá-los e se depararam com uma confusão burocrática durante a busca.
Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo
Com certeza esse foi também o mais demorado engarrafamento da História, somando 11 dias de tráfego parado em Pequim, na China. Com quase 100 quilômetros de extensão, o caos foi causado pela construção de estradas ao longo da via principal, transformando-se em um comércio a céu aberto de vendedores oportunistas, além de reunir ladrões que causaram ainda mais transtorno para quem ficou horas e dias sem ter como se livrar da situação.
Os vendedores vendiam macarrão instantâneo a quatro vezes o seu preço habitual e uma garrafa de água podia custar dez vezes mais que o seu valor normal.
Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo
Durante o primeiro feriado de Páscoa que aconteceu logo depois da queda do Muro de Berlim, cerca de 18 milhões de carros ficaram presos na estrada na Alemanha recém-reunificada em um engarrafamento com cerca de 48 quilômetros de extensão.
O primeiro fim de semana de férias da primavera é tradicionalmente um período de visitas familiares, sendo que este, em especial, foi histórico para muitas pessoas em 40 anos da separação da Alemanha. Por essa razão, o caos se estabeleceu quando os parentes das antigas partes oriental e ocidental resolveram fazer as suas visitas livremente depois de tanto tempo.
Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo
Com meio milhão de fãs de música loucos para assistir aos shows, o trânsito próximo à cidade rural de Bethel — no estado de Nova York, onde o festival de Woodstock aconteceu — ficou caótico por falta de planejamento das autoridades de tráfego e pelo público que foi muito maior do que o esperado.
Muitos motoristas abandonaram os carros e foram andando até o local dos shows, enquanto os músicos que iam se apresentar tiveram de ser transportados de helicóptero.