Preguiçosos, temos boas novas: não arrumar a cama pode fazer bem à saúde

27/09/2017 às 09:151 min de leitura

Os estudos que nos mostram que alguns hábitos podem nos fazer ter uma vida melhor costumam incluir a prática de arrumar a cama, todas as manhãs. Seguindo por outro lado, outros especialistas surgiram para nos dizer que, na verdade, deixar a cama desarrumada pode ser uma boa ideia.

Pelo visto, essa afirmação tem a ver com os nossos inquilinos de cama, os ácaros, que se alimentam da pele morta que derrubamos e produzem substâncias que podem nos causar alergias. Só para você ter ideia: são cerca de 1,5 milhão de ácaros dormindo com você todas as noites, e se essa ideia perturba a sua cabeça, talvez o melhor seja mesmo que você pare de arrumar sua cama todas as manhãs.

Cientistas da Universidade de Kingston revelaram que essas criaturas gostam de ambientes quentes e úmidos, mas não de lugares secos. Quando fazemos a cama, acabamos criando um habitat úmido para os ácaros – quando o lençol está exposto, no entanto, eles acabam morrendo. É ou não é a desculpa perfeita para ser mais preguiçoso?

Mas é claro que é!

Pulando na cama

Stephen Pretlove disse, em declaração publicada no Reader’s Digest, que os ácaros sobrevivem com a umidade do ambiente e que o simples ato de deixar os lençóis da cama à mostra é suficiente para que esses tecidos e o próprio colchão desidratem, fazendo com que os ácaros morram.

Livrar-se dos ácaros é especialmente importante a quem tem alergias e doenças respiratórias. Vale frisar, entretanto, que nem todos os especialistas concordam com essa ideia de simplesmente não arrumar mais a cama, por acharem que os ácaros acabam prosperando de qualquer maneira.

“Eu acho difícil acreditar que simplesmente não arrumar a cama teria algum impacto na umidade geral”, falou Andrew Wardlaw, da British Society for Allergy and Clinical Immunology. Para manter uma cama sempre limpa, evite levar animais de estimação para ela, troque suas roupas de cama com frequência e deixe colchão e travesseiros expostos ao Sol sempre que puder.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: