Entenda de uma vez por todas por que você deveria abolir os cotonetes

23/04/2018 às 10:102 min de leitura

Os cotonetes são acessórios de higiene pessoal que muita gente não consegue viver sem: basta alguma coisinha incomodar dentro da orelha para a pessoa começar a cutucar com a haste flexível com ponta de algodão. O problema é que quase ninguém sabe usar essa tecnologia, que também pode piorar o piorar a poluição do planeta...

Para quem não sabe, os cotonetes foram inventados em 1920, depois que um polonês viu sua espoa limpando a orelha do filho com um pedaço de madeira e um chumaço de algodão enrolado na ponta. O problema é que essas hastes flexíveis deveriam ser usadas mais para as áreas externas do ouvido, já que retirar a cera do canal auditivo pode acabar criando um grande problema – até mesmo ficar surdo!

Vejamos: a cera de ouvido costuma ser mais gosmenta e é expulsa do corpo naturalmente. Quando você usa o cotonete para retirá-la, acaba empurrando algumas partículas mais para o fundo do canal auditivo. Esse acúmulo próximo ao tímpano aos poucos irá se condensando e secando, ficando mais difícil sua remoção apenas com cotonetes – o que levam muitas pessoas a chafurdarem ainda mais as orelhas com as hastes flexíveis. Nesses casos, só um médico conseguirá retirar a cera endurecida.

cotoneteHastes flexíveis retiram excesso de cera, mas também empurram o cerume para o fundo do canal auditivo

É importante saber também que cera está dentro do seu ouvido por vários (e bons) motivos. Ela impede que insetos entrem em seu canal auditivo, assim como pelos, poeiras e outros desejos. Ela também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, protegendo infecções no tímpano.

Claro que às vezes a cera se acumula e fica esteticamente mais feio. Nessas horas, o mais aconselhável é lavar a orelha no banho, já que a água quente ajuda a derreter a cera e eliminar o excesso. Depois, é só secar com uma toalha e enfiar bem suavemente o dedo envolvido com o pano no canal auditivo.

***

Mais notícias relacionadas ao nosso ouvido:

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: