publicidade

Comer alimentos mofados realmente faz mal?

18/05/2021 às 05:001 min de leitura

O mofo, também conhecido como bolor, é sinônimo de imensa concentração de fungos. Eles produzem substâncias químicas chamadas de micotoxinas danosas ao organismo. Podem provocar intoxicação leve e até surgimento de câncer, pois se encarregam de decompor matéria orgânica. 

Ao encontrarem alimentos mofados esquecidos na geladeira, muitas pessoas decidem cortar a parte comprometida e consumir o restante. Mas será que isso é seguro?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Em declaração ao jornal Folha do Nordeste, a nutricionista Caroline Dourado afirma:  “quando vemos o bolor significa que ele está tão enraizado que já se tornou aparente. [...]". A profissional também explica que retirar a parte mofada nem sempre é eficaz, pois ramificações dos fungos não são visíveis a olho nu. 

Como evitar o bolor?

Os tipos de fungos são bem variados: enquanto alguns se multiplicam em baixa temperatura e umidade, outros preferem temperaturas em torno de 25 °C. Não há regra única, mas algumas dicas podem ajudar: 

Antes de comprar um produto, consulte a data de validade. Essa informação não é colocada no rótulo ao acaso. Além disso, compre o suficiente para o consumo de curto prazo. Leite e carne devem ser armazenados na parte superior da geladeira. 

Guarde frutas e verduras na parte inferior. Depois de cortadas, coloque em pote bem fechado e devolva à geladeira. Se encontrar algum alimento embolorado, descarte-o imediatamente e desinfete o local com álcool ou vinagre para que os demais não sejam afetados!

Fungos amigos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Você sabia que, em uma situação controlada, os fungos podem ser nossos aliados?  Alguns deles são utilizados na produção de alimentos e medicamentos. Considere que o queijo gorgonzola, por exemplo, não existiria se não sofresse a ação dos fungos. Isso também se aplica para algumas bebidas fermentadas, e antibióticos.

São milhares os tipos de fungos, então, por segurança, considere não comer alimentos mofados pois, ainda que retire a parte visível do bolor, pode haver contaminação em outras camadas, além da superficial.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: