Seja o primeiro a compartilhar

Soltar pum emagrece? Descubra!

Todos nós fazemos isso: soltamos pum. Seja lá como você chama o ato de soltar gases, saiba que ele faz parte do funcionamento do corpo humano. O pum é uma mistura de gases, alguns inodoros, proveniente do ar que entra pela boca e que engolimos ao falar ou comer, outros fedorentos, que são compostos produzidos no intestino. 

A maior parte dos gases é formada por nitrogênio e hidrogênio. Parte deles é absorvida pelo organismo e a outra chega ao intestino. Ao mesmo tempo, os alimentos são digeridos no estômago, fermentados por bactérias que podem gerar gases fedidos, principalmente com alimentos específicos, como feijão, batata-doce e repolho, por causa do enxofre presente neles. Essa mistura de flatos se acumula no intestino até finalmente ser expelida pelo ânus devido à pressão.

O pum é uma mistura de gases inodoros e compostos gasosos produzidos no intestino que saem pelo ânus. (Fonte: Freepik/Reprodução)O pum é uma mistura de gases inodoros e compostos gasosos produzidos no intestino que saem pelo ânus. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Há quem diga que a diferença entre o pum e o arroto é o local de saída. Mas não é verdade. Depois que o ar é engolido, ele atravessa a faringe e esôfago antes de chegar ao estômago. Parte do ar segue para o intestino e depois vira pum e outra é impulsionada por contrações estomacais tomando o caminho de volta e saindo pela boca.

Afinal, soltar pum queima calorias?

A produção diária de pum de um adulto é de 1 litro a 1,5 litro, distribuído em 15 a 20 flatulências por dia. (Fonte: Freepik/Reprodução)A produção diária de pum de um adulto é de 1 litro a 1,5 litro, distribuído em 15 a 20 flatulências por dia. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Em média, uma pessoa peida até 23 vezes por dia, de acordo com a Cleveland Clinic. Ou seja, quase uma vez por hora. Mas além do alívio momentâneo, será que os movimentos do corpo queimam alguma caloria na hora de expelir o ar? A ciência diz que não há espaço para debate nisso, portanto soltar pum não queima calorias.

A queima de calorias ocorre quando há ativação muscular e nesse ato ocorre justamente o contrário, ele sai quando os músculos do ânus relaxam. Até nos momentos em que fazemos força para liberar o ar extra, nenhuma caloria é queimada. Mas isso não significa que você não possa ficar mais leve depois do ato. Quando o corpo libera o ar preso, isso ajuda na diminuição do inchaço da barriga.

Para os tímidos que seguram o traque, saiba que fazer isso com muita frequência corre-se o risco de distensão abdominal e dores de barriga. Quando seguramos um pum, ele volta para o intestino até ter uma nova chance de sair. Normalmente, eles são liberados à noite quando estamos dormindo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER