Soltar pum emagrece? Descubra!

01/07/2021 às 04:002 min de leitura

Todos nós fazemos isso: soltamos pum. Seja lá como você chama o ato de soltar gases, saiba que ele faz parte do funcionamento do corpo humano. O pum é uma mistura de gases, alguns inodoros, proveniente do ar que entra pela boca e que engolimos ao falar ou comer, outros fedorentos, que são compostos produzidos no intestino. 

A maior parte dos gases é formada por nitrogênio e hidrogênio. Parte deles é absorvida pelo organismo e a outra chega ao intestino. Ao mesmo tempo, os alimentos são digeridos no estômago, fermentados por bactérias que podem gerar gases fedidos, principalmente com alimentos específicos, como feijão, batata-doce e repolho, por causa do enxofre presente neles. Essa mistura de flatos se acumula no intestino até finalmente ser expelida pelo ânus devido à pressão.

O pum é uma mistura de gases inodoros e compostos gasosos produzidos no intestino que saem pelo ânus. (Fonte: Freepik/Reprodução)O pum é uma mistura de gases inodoros e compostos gasosos produzidos no intestino que saem pelo ânus. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Há quem diga que a diferença entre o pum e o arroto é o local de saída. Mas não é verdade. Depois que o ar é engolido, ele atravessa a faringe e esôfago antes de chegar ao estômago. Parte do ar segue para o intestino e depois vira pum e outra é impulsionada por contrações estomacais tomando o caminho de volta e saindo pela boca.

Afinal, soltar pum queima calorias?

A produção diária de pum de um adulto é de 1 litro a 1,5 litro, distribuído em 15 a 20 flatulências por dia. (Fonte: Freepik/Reprodução)A produção diária de pum de um adulto é de 1 litro a 1,5 litro, distribuído em 15 a 20 flatulências por dia. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Em média, uma pessoa peida até 23 vezes por dia, de acordo com a Cleveland Clinic. Ou seja, quase uma vez por hora. Mas além do alívio momentâneo, será que os movimentos do corpo queimam alguma caloria na hora de expelir o ar? A ciência diz que não há espaço para debate nisso, portanto soltar pum não queima calorias.

A queima de calorias ocorre quando há ativação muscular e nesse ato ocorre justamente o contrário, ele sai quando os músculos do ânus relaxam. Até nos momentos em que fazemos força para liberar o ar extra, nenhuma caloria é queimada. Mas isso não significa que você não possa ficar mais leve depois do ato. Quando o corpo libera o ar preso, isso ajuda na diminuição do inchaço da barriga.

Para os tímidos que seguram o traque, saiba que fazer isso com muita frequência corre-se o risco de distensão abdominal e dores de barriga. Quando seguramos um pum, ele volta para o intestino até ter uma nova chance de sair. Normalmente, eles são liberados à noite quando estamos dormindo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: