Estilo de vida
05/07/2021 às 09:30•2 min de leitura
Duas amigas estavam caminhando e gravando vídeos para o TikTok quando pararam para cheirar algumas flores. O que elas não sabiam é que a trombeta-de-anjo é uma flor venenosa que possui um perigoso alucinógeno.
Raffaela Weyman, cantora canadense, estava de férias em Los Angeles com sua amiga quando caminhavam para uma festa e resolveram parar para apreciar e cheirar as flores. Somente depois de se sentirem mal, descobriram que a bela flor era venenosa. A trombeta-de-anjo possui um alucinógeno chamado escopolamina, também conhecido como “hálito do diabo”.
Apesar de parecer inofensiva, os alucinógenos presentes na trombeta-de-anjo têm a capacidade de matar uma pessoa. (Fonte:Pixabay/Reprodução)
A Brugmansia suaveolens ou trombeta-de-anjo é uma flor que possui um pêndulo, lembrando uma trombeta e geralmente possui a coloração branca ou amarela, embora seja possível encontrar híbridos.
Por mais que o nome sugira algo angelical, a flor é considerada tóxica e narcótica, pois possui alcaloides. Os alcaloides, como escopolamina, atropina e hiosciamina são alucinógenos potentes que podem levar à paralisia dos músculos, taquicardia, confusão mental, alucinações, overdose e até à morte.
A planta é venenosa, mas também possui propriedades medicinais que são utilizadas na fabricação de medicamentos que podem ajudar no controle do Parkinson, problemas cardíacos e até infecções urinárias.
A droga foi descoberta em 1880 pelo cientista alemão Albert Ladenburg, e na década de 1920 começou a ser utilizada como o “soro da verdade”. Nessa época, a escopolamina era dada aos prisioneiros para interrogatórios e continuou sendo utilizada até a Segunda Guerra Mundial. Até hoje alguns criminosos extraem o pó da trombeta-de-anjo e utilizam a escopolamina na bebida das vítimas, para depois roubá-las.
Em entrevista à Newsweek, Raffaela Weyman explicou que estava caminhando ao longo do Sunset Boulevard com sua amiga quando viu uma bela flor em uma árvore. A flor chamou a atenção das amigas e a cantora resolveu pegá-la e cheirá-la. Assim, as amigas inalaram, sem saber, alucinógenos poderosos durante a noite. Ao chegar no aniversário, ambas começaram a se sentir muito mal e resolveram ir embora.
Depois do susto a cantora garante que não irá pegar ou cheirar nenhuma flor sem checar o Google antes. (Fonte: TikTok / @songsbyralph)
Durante a noite, Raffaela chegou a ter paralisia do sono, que a impediu de falar, gritar ou se mover. Felizmente, as duas acordaram bem no dia seguinte e os vídeos e fotos postados no Instagram e TikTok já haviam recebido mais de 40 mil curtidas e quase 700 compartilhamentos. Além disso, vários amigos e conhecidos haviam mandado mensagens preocupados, pois reconheceram a planta no vídeo e sabiam que ela era venenosa.