Celebridades declaram guerra ao banho. E agora, quem está certo?

16/08/2021 às 10:322 min de leitura

Aparentemente, tomar banho todos os dias não é algo muito bem visto em Hollywood. Após o casal Mila Kunis e Ashton Kuchter dizerem que só dão banho em seus filhos quando enxergam uma sujeira visível, recentemente foi a vez do ator Jake Gyllenhaal se manifestar sobre o assunto.

"Cada vez mais eu acho o banho menos necessário, algumas vezes... Mas também penso que tem toda uma questão envolvendo não tomar banho que é bem importante para ajudar na manutenção da pele, e a gente se limpa naturalmente", declarou em entrevista para a Vanity Fair. Mas afinal, o que os especialistas dizem sobre a necessidade de tomar banho todos os dias?

Higienização pessoal

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se você é do tipo de pessoa que toma banho todos os dias, não se sinta sozinho. Aproximadamente dois terços dos norte-americanos se higienizam diariamente, enquanto na Austrália esse número ultrapassa a marca de 80% da população. No Brasil, especialmente em dias quentes, muitas pessoas chegam a tomar até dois banhos no mesmo dia.

Porém, esse é um hábito cultural e varia de região para região. Na China, por outro lado, cerca de metade da população se banha apenas duas vezes durante a semana. E qual das duas culturas está certa? De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, não existe um guia oficial para o assunto.

Somente para crianças entre 6 e 11 anos, recomenda-se que os pais baseiem a rotina de higienização em relação ao quão suja ou fedorenta a criança está. Se ela não se sujar em excesso brincando, o ideal é tomar pelo menos um ou dois banhos por semana. Depois dessa idade, esse sistema fica um pouco mais confuso.

Saúde da pele

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quando somos jovens, nosso sistema imunológico necessita de um pouco de sujeira na pele para se fortalecer. Por isso, a higienização excessiva pode acabar com organismos como bactérias e pequenas doses de vírus e infecções que nos tornariam mais resistentes para doenças no futuro.

Já na vida adulta, a maior preocupação que precisamos ter é com a saúde da pele. O sabão é projetado para remover a sujeira e oleosidade do nosso corpo, assim como o shampoo. Quando a perda da oleosidade natural ocorre junto com a esfregação frenética de buchas e banhos com temperaturas escaldantes, podemos ter criado a receita para uma pele ressecada.

Por isso, precisamos tomar cuidado para não criarmos feridas. Como não existe uma recomendação para quantas vezes devemos tomar banho em uma semana, tome algumas precauções caso você seja do tipo que se higienize todo dia. Portanto, busque sempre:

  • Tomar banho com a água morna, não fervendo;
  • Duchas breves que durem cerca de 3 minutos;
  • Certificar-se de hidratar a pele após sair do banho. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: