É possível ficar mais forte apenas usando a imaginação?

10/01/2022 às 02:002 min de leitura

Você já pensou o quão bom seria se pudéssemos ficar mais fortes sem ter de levantar do sofá? Dessa forma, poderíamos escapar da academia para passarmos mais tempo vendo filmes e séries, por exemplo, ou estudando. O que muitos não sabem é que esse pode ser um conceito parcialmente verdadeiro.

Existem evidências científicas de que os seres humanos podem aprimorar seu desempenho físico sem mover um único músculo, usando apenas a "força do pensamento". E como isso funciona? Acompanhe. 

Imagética motora

a(Fonte: Unsplash)

De acordo com pesquisadores, a chamada imagética motora consiste na representação mental de determinada atividade física e realmente funciona. Isso significa que você automaticamente ganhará músculos e se tornará o Incrível Hulk apenas por imaginar um exercício? Não exatamente.

A imagética motora serve para que uma pessoa melhore a precisão, a velocidade e até mesmo a força ao se mentalizar realizando uma atividade. É uma técnica bastante usada por atletas de alto desempenho para aprimorar a movimentação e adaptar ao corpo às exigências físicas cobradas na execução real de certo treino.

Para isso, basta se imaginar realizando um exercício sem reproduzi-lo externamente. Isso pode ajudá-lo a ficar mais forte, aprimorar um movimento em particular, melhorar a função muscular e até mesmo se recuperar após uma lesão. 

Exercitando-se com a mente

a(Fonte: Pixabay)

Estudos recentes indicam que a combinação da imagética motora com a prática física é uma maneira mais eficiente de tornar um atleta mais forte do que apenas o exercício físico. Para isso, é preciso reproduzir mentalmente a movimentação utilizada no treino e visualizar o resultado que se deseja obter.

A visualização é uma prática utilizada em uma enorme gama de esportes, do rúgbi ao tênis. Para atletas de musculação, o uso da imagética motora também pode acelerar o alcance de resultados.

O conceito existe desde a década de 1960, quando pesquisadores da Universidade do Estado da Louisiana, nos Estados Unidos, pediram que um grupo de mulheres se imaginasse estendendo os joelhos e contraindo os quadríceps por 5 segundos enquanto não contraíam qualquer outro músculo do corpo. Ao fim do exercício, a força do quadríceps delas havia aumentado 12,6%. 

O real poder da imaginação

a(Fonte: Unsplash)

Afinal, como é possível que fiquemos mais fortes somente imaginando um exercício físico? A imagética motora é uma técnica cognitiva que não apenas melhora a habilidade de movimento como também altera a maneira como o cérebro e a fisiologia funcionam.

Isso quer dizer que esse tipo de prática consegue transformar a maneira como as redes motoras responsáveis pela execução da atividade reagem, diminuindo o desperdício de energia. Ou seja, você não se torna mais musculoso, e sim passa a usar seus músculos de forma mais eficiente e se torna capaz de realizar atividades em outro nível de intensidade.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: