Você sabia que é possível escolher seus sonhos? Saiba como!

15/01/2022 às 06:002 min de leitura

Você talvez se identifique com essa cena: acordar no meio de um sonho bom — ser rico, voar ou beijar seu crush… — e voltar a dormir, torcendo para esse sonho continuar. 

O problema é que, por mais que todo mundo sonhe e muitos de nós consigamos se lembrar desses sonhos depois de acordados, poucas pessoas têm a habilidade de comandar o que acontece nesse “reino”. Aqueles que conseguem tal façanha são chamados de sonhadores lúcidos

É possível desenvolver essa habilidade: alguns artistas a usam para estimular a criatividade e há atletas que se imaginam fazendo movimentos que precisarão executar acordados. Para entender como isso é possível, confira as cinco dicas a seguir. 

Leia também: Por que sonhos com quedas são comuns?

1. Pratique meditação

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

O primeiro passo para controlar seus sonhos é entender que você está sonhando. A prática milenar da meditação pode ajudar nesse sentido — além de fazer bem para diversos outros aspectos da sua saúde.

2. Pense no que você quer sonhar

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Os sonhos estão relacionados a coisas que vemos ou ouvimos durante o dia — quem nunca viu um filme de terror e teve pesadelos depois, por exemplo? Então, se você quer que alguma situação ou pessoa específica apareçam quando você estiver dormindo, pense nelas quando estiver acordado. Também vale reforçar esse pensamento logo antes de dormir.

3. Repita mantras antes de dormir

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Outro pensamento interessante para reforçar quando estiver prestes a adormecer é a ideia de que você quer ter sonhos lúcidos. Para isso, repita frases como “eu estou controlando os meus sonhos” ou “eu vou saber que estou sonhando”, por exemplo.

4. Interrompa o sono

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Os sonhos acontecem durante o sono REM (movimentos oculares rápidos, na sigla em inglês). Essa fase do sono acontece por volta de 90 minutos depois que adormecemos e se repete em ciclos durante a noite. 

Porém, acordar logo no primeiro sono REM — ou em todos — não é o mais indicado para poder controlar seus sonhos. Faça isso apenas na última fase, colocando o despertador mais cedo do que de costume. Então volte a dormir, falando para si mesmo que saberá que está sonhando.

5. Questione a realidade

Como dito, é essencial saber que você está sonhando para poder controlar seus sonhos. Para isso, você deve saber distinguir o mundo real do imaginário quando está dormindo.

Um exercício que parece bobo, mas é muito eficaz para isso, é perguntar “eu estou dormindo?”, quando estiver acordado. Também procure provas de que você está no mundo real. Com isso, sua mente aprenderá a fazer esse questionamento também dormindo. Uma vez que você sabe que está sonhando, fica mais fácil controlar os sonhos como quiser. 

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Leia também: Por que os humanos precisam dormir? 

Por fim, é interessante observar que, há alguns anos, um cientista especialista em sono disse estar desenvolvendo um app que ajudaria as pessoas a sonhar com aquilo que elas queriam. Para isso, o app reproduziria sons relacionados àquele sonho — como sons de natureza ou coisas do tipo. Contudo, tal aplicativo sumiu da App Store e o site oficial parece não receber atualizações há muito tempo.

Então é melhor seguir com as nossas dicas aqui mesmo. Bons sonhos! 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: