6 coisas que podem deixar seus dentes sensíveis

26/04/2022 às 11:002 min de leitura

A hipersensibilidade dentária pode ser um enorme fardo para qualquer pessoa. Afinal, é bem chato sentir aquele incomodo agoniante ao ingerir certos tipos de alimentos, tomar uma bebida quente ou fria, ou até simplesmente escovar os dentes. Esse problema acontece quando a dentina, camada interna que envolve o nervo do dente, fica exposta.

A ausência de esmalte e a retração gengival também são outros elementos que podem aumentar a sensibilidade nos dentes. Mas será que você sabe quais são os fatores que deixam que agravam a hipersensibilidade? Pensando nisso, nós separamos uma lista com seis coisas que podem deixar seus dentes mais sensíveis. Olha só!

1. Escovação incorreta

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Os maus hábitos de escovação são uma causa recorrente para quem sofre com hipersensibilidade dentária, sobretudo para aquelas pessoas que costumam escovar os dentes com muita força.

Usar uma escova de dentes de cerdas duras e/ou escovar agressivamente pode desgastar o esmalte dos dentes, ou até mesmo provocar a retração gengival. Com isso, a raiz do dente estará exposta e você passará a sentir um incômodo recorrente.

2. Enxaguante bucal ácido

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Você pode até acreditar que a utilização do enxaguante bucal diariamente só te trará benefícios, mas nem sempre esse é o caso. Porém, a realidade é que enxaguantes cujas receitas são muito ácidas podem desgastar o esmalte do dente, aumentando a sensibilidade na região.

O uso prolongado de um enxaguante bucal ácido — como aqueles que contêm álcool ou outros produtos químicos agressivos — pode piorar a sensibilidade existente. Logo, é bom ser cauteloso e comedido com esse tipo de prática.

3. Dieta ácida

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Assim como acontece no caso dos enxaguantes bucais, ingerir alimentos ácidos com muita frequência não tende a ser vantajoso para a saúde dos seus dentes. Para se ter ideia, dietas ácidas são responsáveis por corroer o esmalte dos dentes, tornando a dentina mais vulnerável. 

Nesse caso, é importante evitar o consumo em excesso de alimentos e bebidas ácidas e/ou açucaradas. Entram para essa lista os refrigerantes, cafés, molho de tomate, doces, carboidratos refinados e frutas cítricas em geral.

4. Procedimentos odontológicos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se você tiver feito algum procedimento odontológico recentemente, é bem comum que você passe a sentir essa hipersensibilidade dentária por alguns dias. Isso vale para os casos de limpezas profissionais, colocação de coroas, obturações e restaurações dentárias.

Por outro lado, esse tipo de sensibilidade geralmente é temporário e desaparece por conta própria ao longo de algumas semanas. De acordo com Dra. Karin Stamer, diretora clínica da Eclinic Odontoligia, em alguns casos é possível revestir a região exposta com material restaurador ou ainda com enxerto gengival, promovendo a proteção da dentina. 

5. Clareamento dos dentes

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Produtos de clareamento dentários são recorrentemente culpados pela hipersensibilidade dentária. A principal culpa disso é porque esses produtos contêm químicos de clareamento adicionados a sua fórmula, que resistem ao esmalte do dente e causam desgaste com o passar do tempo.

Portanto, consulte sempre seu dentista antes de utilizar qualquer produto. Profissionais especializados saberão o que é correto para a sua saúde e como lidar com a sensibilidade dentária.

6. Bruxismo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Ranger ou apertar os dentes regularmente — seja à noite ou durante o dia — pode desgastar gradualmente o esmalte dos dentes, deixando a dentina menos protegida. O bruxismo, como é chamada essa condição, está constantemente associado ao excesso de estresse diário.

Normalmente, aprender a lidar com esse estresse tende a aliviar a situação. Porém, há casos onde o paciente precisará tomar relaxantes musculares para dormir ou até mesmo fazer um tratamento odontológico para mudar a posição dos dentes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: