É possível ter um pulmão saudável após anos fumando?

28/10/2022 às 08:002 min de leitura

Que fumar não faz bem à saúde de ninguém é um fato bastante popular. No entanto, interromper esse vício precocemente pode ajudar a conter alguns danos. Segundo um estudo feito pelo Departamento de Saúde da Universidade da Califórnia, fumantes que param antes dos 35 anos têm taxas de mortalidade semelhantes em comparação com aqueles que nunca fumaram — tudo isso após um período.

Mesmo aqueles que pararam de fumar em idades mais avançadas ainda podem observar alguns benefícios substanciais, como aponta a pesquisa, mas com taxas de mortalidade maiores do que o grupo citado anteriormente. Portanto, é preciso se perguntar: é realmente possível ter um pulmão saudável após anos fumando? Entenda!

Cuidando da saúde

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Como mostra o estudo, ex-fumantes que pararam de fumar entre 35 e 44 anos apresentaram uma taxa 21% maior de mortalidade por qualquer causa em comparação a quem nunca fumou na vida. Enquanto isso, aqueles que pararam entre 45 e 45 anos tiveram 47% mais chances de morrer por todas as causas do que quem evitou o tabagismo durante a vida.

Segundo os autores do documento, os índices de mortalidade não variam de acordo com gênero, raça e etnia. Esse é o terceiro grande estudo a sugerir que 35 anos pode ser a idade limite ideal para uma pessoa parar de fumar, principalmente aqueles que começaram muito jovens.

Para obter tais informações, o estudo utilizou os dados da Pesquisa Nacional de Saúde dos Estados Unidos, um questionário baseado em perguntas aleatórias para monitorar a saúde da população norte-americana, e do índice Nacional de Mortes, um banco de dados que registra todos os óbitos no país. Foram analisados mais de 550 mil adultos, entre janeiro de 1997 e dezembro de 2018, com idades entre 25 e 84 anos.

Esperança para o futuro

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O estudo qualificou os entrevistados em três grupos: fumantes atuais, ex-fumantes e os chamados "não fumantes", que são aquelas pessoas que fumaram menos de 100 cigarros em suas vidas. Conforme mostra a análise, os fumantes atuais mostraram uma taxa de mortalidade significantemente maior por câncer, doenças cardíacas e pulmonares.

A população mais afetada, de longe, foi aquela que declarou fumar uma média maior de cigarros por dia. Logo, o documento dá indícios de que ajudar na redução da intensidade do tabagismo precisa ser uma das principais metas dos programas de controle de fumantes. Enquanto o tabagismo esteve relacionado à morte, parar de fumar estava associado a riscos substancialmente revertidos para todos os grupos.

Em particular, aqueles que pararam de fumar aos 45 anos reduziram seu excesso de risco de morte em até 90%. De acordo com o documento, quanto mais tempo se passou desde que uma pessoa parou de fumar, mais próxima sua taxa de mortalidade estava daquela que nunca fumou. 

Portanto, o prazo de 35 anos pode servir como um motivador para que mais jovens consigam largar do vício o quanto antes e revertam seu cenário de saúde. Afinal, é possível, sim,  recuperar a saúde pulmonar após ter fumado por bastante tempo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: