Como as substâncias do cigarro se 'se agarram' às coisas?

05/09/2022 às 10:002 min de leitura

O cigarro não faz mal apenas para aqueles que o fumam, mas também pode provocar problemas para todas as pessoas ao redor do fumante. O motivo? Quando as substâncias são liberadas durante a queima do cigarro, elas possuem a capacidade de impregnar móveis, tecidos e até mesmo paredes.

Sendo assim, elas conseguem permanecer grudadas nesses objetos por dias, semanas, meses ou até mesmo anos — oferendo uma constante ameaça a saúde daqueles em contato. O "fumo de terceira mão", como também é chamado, não pode ser eliminado apenas arejando os ambientes e precisa de grandes cuidados ao longo do tempo.

Falta de preocupação

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Embora o fumo de terceira mão seja um problema real e recorrente no domicílio de fumantes, pesquisas feitas nos Estados Unidos em 2009 mostram que apenas 43% dos tabagistas realmente acreditam que o seu hábito de fumar pode gerar problemas para as crianças, ao mesmo tempo em que 84% dizem saber os riscos do fumo passivo.

De acordo com os especialistas, somente o contato com esses compostos químicos já é o suficiente para provocar danos à saúde, inclusive com pesquisas preliminares mostrando como roedores apresentam problemas comportamentais, como a hiperatividade, e até mesmo lesões em órgãos.

Conforme informa o Ministério da Saúde, cada cigarro carrega em média 4,7 mil substâncias tóxicas, sendo as principais a nicotina, a naftalina e os formaldeídos. Essas substâncias são liberadas no processo de queima e vagam pelo ambiente quando são misturadas na fumaça. Com o passar do tempo, elas vão grudando na superfície dos objetos, principalmente os que possuem revestimento de tecidos. 

Prevenção ao fumo de terceira mão

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Para evitar os riscos do fumo de terceira mão, a recomendação mais óbvia seria simplesmente parar de fumar. Inclusive, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece alguns tratamentos para ajudar os brasileiros a saírem do vício. Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), ao menos 8 milhões de pessoas morrem por culpa do cigarro todos os anos.

Para piorar a situação, as substâncias tóxicas do cigarro contribuem para o desenvolvimento de mais de 15 tipos de câncer diferentes, além de sua relação com infarto, acidente vascular cerebral (AVC), tuberculose, infecções respiratórias e inúmeros outros fatores.

Porém, para aqueles que não estão pensando em parar de fumar agora, o melhor conselho para evitar que o fumo de terceira mão vire um problema para outras pessoas seria nunca fumar em ambientes fechados, muito próximos de casa ou de ampla circulação de pessoas.

Segundo os Centros de Tratamento do Câncer dos Estados Unidos, os métodos de limpeza corriqueiros não são efetivos contra esses poluentes e o pior dos casos pode exigir com que você precise trocar seus carpetes e pintar novamente as paredes da casa. Afinal de contas, o ato de fumar está longe de ser uma ação nociva para você, mas também para todos ao seu redor. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: