Como emagrecer afeta seu corpo?

24/12/2022 às 06:302 min de leitura

Perder peso não costuma ser uma tarefa para a maioria das pessoas. Especialmente se você está com aqueles quilos a mais do que o normal, a caminhada para colocar o corpo em dia significará uma reeducação alimentar, dieta balanceada e até mesmo uma rotina de exercícios mais intensa — um grande sofrimento para quem é sedentário.

No entanto, manter o corpo saudável e sem peso adicional tende a ser extremamente benéfico para a saúde, gerando uma série de melhoras no nosso bem-estar que não imaginávamos em primeiro momento. Quer saber como emagrecer pode mudar a sua vida? Veja só algumas melhoras que são possíveis sentir logo de cara!

Processo de emagrecimento

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Nas primeiras semanas que você está tentando mudar sua rotina, é possível que você ache incrivelmente fácil perder peso somente mudando aquilo que você come por algo mais saudável. Porém, à medida que seu metabolismo se ajusta, queimar gordura torna-se mais difícil do que antes.

Para piorar, é comum sentir um aumento no apetite após um tempo de dieta. Isso acontece porque, após uma refeição, as células de gordura liberam um hormônio chamado leptina na corrente sanguínea. Esse hormônio mostra para nosso cérebro quando estamos cheios e devemos parar de comer.

Uma pessoa que perdeu gordura geral, no entanto, passa a apresentar uma queda mensurável na leptina. Isso faz com que esse indivíduo perceba não apenas um aumento do apetite, mas um desejo ainda maior de comer alimentos gordurosos e altamente calóricos. Afinal, nosso cérebro está tentando restaurar os níveis de leptina do corpo ao normal.

Batalha pelo bem-estar

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Uma vez que superamos esse impulso inicial de nos esbaldarmos em pedidos enormes de fast food ou de comer um prato grande de feijoada, ganhamos muita coisa a longo prazo. A perda de gordura faz com que uma pessoa tenha diminuição do risco de doenças cardíacas, hipertensão, colesterol alto e diabetes tipo 2.

Especialistas em nutrição também afirmam que perder apenas um quilo de peso corporal reduz até quatro quilos de pressão nas articulações do joelho — uma ótima solução para quem adora jogar aquele futebol com os amigos ou caminhar pelo parque nos finais de semana.

Perder o excesso de peso também reduz a tensão nos vasos sanguíneos, aumenta o fluxo de sangue para o cérebro e aumenta a função cerebral geral. Isso implica em uma melhora significativa na memória, concentração e habilidades de resolução de problemas em apenas três meses.

Varreduras cerebrais também mostram que aqueles que mantiveram um novo estilo de vida por pelo menos nove meses passaram a reagir diferente ao lidar com comidas altamente calóricas, uma vez que o cérebro passou a processar recompensa, motivação e sabor de formas diferentes. Portanto, combater o impulso de fugir de uma dieta pode não ser fácil no início, mas será mais controlável após um tempo e te fornecerá uma vida muito melhor do que aquela que uma vez você viveu. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: