Os benefícios do potássio que você precisa conhecer

23/01/2023 às 02:002 min de leitura

Os benefícios da alimentação saudável são amplamente conhecidos, mas voltar a atenção para a importância que a ingestão de certos nutrientes pode ser o diferencial, facilitando as escolhas na hora das refeições.

E quando falamos do potássio, em específico, ele desempenha uma ampla variedade de papéis, auxiliando na regulação dos batimentos cardíacos e mesmo no processo de regulação celular, controlando o nível de hidratação. Só por essa última função, já fica evidente o quanto ele é essencial a diversas funções do organismo.

Por outro lado, a sua ausência na dieta é associada ao desenvolvimento de distúrbios, podendo também contribuir com a ocorrência de derrame e pressão alta. Há um estudo, inclusive, que pode ajudar a explicar o motivo por trás disso. 

Publicado em 2017 no periódico JCI Insight, foi percebido que a redução do nutriente em camundongos provocava acúmulo no cálcio nas artérias, fazendo com que ficassem mais rígidas. E uma consequência disso era a redução do fluxo sanguíneo no grupo de animais.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Já no aumento da concentração de potássio, ocorria a reversão desse processo no organismo. A análise sugere que possa ocorrer o mesmo em humanos. Além disso, o potássio tem sido relacionado a redução do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, atuando mesmo como uma espécie de preditor.

E claro, os praticantes de esportes sabem bem como a banana costuma aparecer na lista de alimentos procurados para compor a dieta. O motivo? Ela é rica em potássio. Responsável por desempenhar um papel ativo na regulação dos músculos, a fruta acabou ganhando fama por ajudar evitar as câimbras.

Mas a verdade é que o potássio não pode ser considerado isoladamente nesse sentido. Ou seja, a presença constante de câimbras noturnas pode ser um sinal que a ingestão de diversos minerais, além do potássio, está abaixo do nível recomendado.

Mas na dúvida, não deixe de consultar um especialista para obter a orientação mais adequada. Afinal, outros motivos podem estar por trás disso, como a desidratação.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Investindo numa dieta mais saudável

Alimentos que possuem alto teor de potássio são bem variados, passando por frutas como abacate, goiaba, laranja, melão, ameixa e damasco, além da banana prata e nanica, que apresentam maiores concentrações.

A banana maçã, por sua vez, apresenta um menor teor do mineral. Espinafre, agrião, brócolis e repolho também estão entre as folhas que podem ajudar a tornar a dieta mais rica no dia a dia. Já dentre as leguminosas, feijão e lentilha estão inclusos.

Além disso, batata, tomate e nozes são ótimas escolhas para quem deseja aumentar a ingestão de potássio. E não custa lembrar: ao preparar os alimentos, é importante considerar que parte dos nutrientes, como as vitaminas, se perdem quando cozidos em água fervente. Uma solução para isso, portanto, é cozinhar a vapor utilizando um cesto especial.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: