Artes/cultura
02/02/2023 às 02:00•2 min de leitura
Entre as rotinas que todos sabem que devem ser feitas, mas pouca gente faz, talvez a limpeza das escovas de dentes seja uma das campeãs de negligência. No final do mês passado, uma entrevista de uma porta-voz da Associação Dental Americana (ADA) à Reader’s Digest revelou algumas rotinas rápidas e simples, além de uma periodicidade surpreendente.
Explicando os motivos pelos quais a limpeza da escova de dentes é importante, a representante da ADA, Roopali Kulkarni, diz que “Nossa boca abriga milhões de tipos de bactérias, muitas boas e algumas não tão boas”. Por isso, a higienização da escova é imprescindível na eliminação de resíduos alimentares, pasta de dente, sangue e na famosa “placa bacteriana”.
Fonte: Unsplash/Reprodução,
Não há grades diferenças entre os procedimentos de uma escova de dentes manual ou de um modelo elétrico. O importante é que a rotina seja eficaz e possa se tornar um hábito.
As escovas de uma mesma casa devem ser guardadas com um espaço entre elas. (Fonte: Texas A&M Health/Reprodução.)
A orientação da ADA sobre a periodicidade da limpeza das escovas de dentes passa uma certeza: a de que definitivamente não limpamos nossas escovas com a frequência necessária. De acordo com a dra. Kulkami, a rotina de limpeza de nossas higienizadoras bucais deve ser a mesma com a que escovamos os dentes! Isso significa que sua escova deve ser limpa todas as vezes que você escovar os dentes.
Mas não se preocupe! O tempo despendido não precisa ser o mesmo que gastamos para lavar toda a louça ou varrer o chão, mas exatamente o tempo que levamos para escovar nossos dentes. Ou seja, “Se você a usar duas vezes ao dia, limpe-a duas vezes ao dia”, diz a dra. Kulkarni.