Como limpar uma escova de dentes corretamente e livrá-la de bactérias?

02/02/2023 às 02:002 min de leitura

Entre as rotinas que todos sabem que devem ser feitas, mas pouca gente faz, talvez a limpeza das escovas de dentes seja uma das campeãs de negligência. No final do mês passado, uma entrevista de uma porta-voz da Associação Dental Americana (ADA) à Reader’s Digest revelou algumas rotinas rápidas e simples, além de uma periodicidade surpreendente.

Explicando os motivos pelos quais a limpeza da escova de dentes é importante, a representante da ADA, Roopali Kulkarni, diz que “Nossa boca abriga milhões de tipos de bactérias, muitas boas e algumas não tão boas”. Por isso, a higienização da escova é imprescindível na eliminação de resíduos alimentares, pasta de dente, sangue e na famosa “placa bacteriana”.

Fonte: Unsplash/Reprodução,Fonte: Unsplash/Reprodução,

Como limpar sua escova de dentes?

Não há grades diferenças entre os procedimentos de uma escova de dentes manual ou de um modelo elétrico. O importante é que a rotina seja eficaz e possa se tornar um hábito.

Limpando uma escova de dentes manual

  1. Após o uso, deixe correr água até que as cerdas estejam livres de resíduos e detritos. “Enxague bem a cabeça com água morna da torneira até que pareça limpa depois de usá-la”, orienta a dra. Kulkarni.
  2. Lave também o cabo até que ele também esteja limpo. Kulkarni esclarece que, independentemente do material da escova – plástico, bambu ou madeira – você deve secá-la completamente após o enxague. 
  3. Depois de seca, guarde sempre a escova na vertical, para que possa secar ao ar.

Limpando uma escova de dentes elétrica

  1.  Após o uso, passe água morna na cabeça de cerdas até que fique totalmente livre de resíduos e detritos.
  2. Enxágue também o cabo até que esteja completamente limpo. A dra. Kulkami alerta que, caso o dispositivo tenha um cabo ou carregador, tenha cuidados em mantê-los longe da água.
  3. Finalmente, da mesma forma que a escova manual, mantenha a escova elétrica guardada na vertical, em lugar com fluxo de ar suficiente para secá-la.

As escovas de uma mesma casa devem ser guardadas com um espaço entre elas. (Fonte: Texas A&M Health/Reprodução.)As escovas de uma mesma casa devem ser guardadas com um espaço entre elas. (Fonte: Texas A&M Health/Reprodução.)

Com que frequência limpar a escova de dentes?

A orientação da ADA sobre a periodicidade da limpeza das escovas de dentes passa uma certeza: a de que definitivamente não limpamos nossas escovas com a frequência necessária. De acordo com a dra. Kulkami, a rotina de limpeza de nossas higienizadoras bucais deve ser a mesma com a que escovamos os dentes! Isso significa que sua escova deve ser limpa todas as vezes que você escovar os dentes.

Mas não se preocupe! O tempo despendido não precisa ser o mesmo que gastamos para lavar toda a louça ou varrer o chão, mas exatamente o tempo que levamos para escovar nossos dentes. Ou seja, “Se você a usar duas vezes ao dia, limpe-a duas vezes ao dia”, diz a dra. Kulkarni.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: