Saúde/bem-estar
14/02/2023 às 12:00•2 min de leitura
Quando nosso sistema imunológico percebe a presença de vírus, bactérias ou quaisquer substâncias que simplesmente não deveriam estar ali, inicia-se um processo de defesa usando substâncias químicas e as células brancas do sangue. O resultado dessa batalha é conhecido como inflamação, que pode causar bastante dor, desconforto e, se não tratada, em alguns casos, levar a óbito.
É claro que nada substitui o acompanhamento médico e um tratamento adequado, mas e se desse para combater inflamações em casa, usando basicamente alimentos e bebidas comuns que temos na geladeira ou despensa, como talvez uma simples xícara de café com leite? Aparentemente, segundo um novo estudo, isto pode ser possível.
(Fonte: Unsplash)
Além de vírus, bactérias e afins, uma inflamação também pode surgir em decorrência de lesões em tendões e músculos, além de ser bastante comum em pacientes que sofrem de artrite reumatoide, que afeta articulações, causando inchaço e bastante dor. Além dos tratamentos convencionais, existem certas substâncias encontradas em alimentos que podem ajudar a aliviar os sintomas do processo inflamatório.
Cientistas da Universidade de Copenhague descobriram ser possível dobrar os efeitos de defesa do nosso sistema imunológico usando, por exemplo, polifenóis e aminoácidos encontrados, respectivamente, em frutas em conjunto com proteínas como carne e leite.
"No estudo, mostramos que quando um polifenol reage a um aminoácido, seu efeito inibitório na inflamação de células do sistema imune é aumentado," explica a professora Marianne Nissen Lund, do Departamento de Ciência dos Alimentos. No comando da pesquisa, ela acredita que "um coquetel como este pode ter efeitos benéficos em inflamações em humanos."
Segundo Lund, seu time pretende investigar a fundo os efeitos da combinação de polifenóis e aminoácidos em animais e, posteriormente, espera conseguir fundos para continuar os testes também em seres humanos.
(Fonte: Unsplash)
Em estudos anteriores, pesquisadores descobriram que, quando combinados, polifenóis se juntam a proteínas encontradas em carnes e até no leite, gerando o efeito anti-inflamatório fortalecido em células do sistema imune. Posteriormente, em outra pesquisa, descobriram que essas moléculas se comportavam da mesma forma em bebidas como café com leite.
Assim como leite é grande fonte de proteína, grãos de café são ricos em antioxidantes naturais como polifenóis. "Nossos resultados demonstram que a reação entre polifenóis e proteínas também acontece nas bebidas de café com leite que estudamos. De fato, a reação ocorre tão rápido que tem sido difícil evitá-la em todos os alimentos que estudamos até agora," afirmou Lund.
Além do cafezinho misturado com leite, que para muitos brasileiros é de lei, a cientista acredita que outras combinações de alimentos e bebidas possam ter resultados semelhantes. "Imagino que algo similar aconteça, por exemplo, em pratos contendo carne com vegetais ou em um shake de frutas, se você adicionar alguma proteína como leite ou iogurte."