Mistérios
27/02/2023 às 13:00•3 min de leitura
Como você já deve imaginar, a depressão é um problema complexo e grave. Além disso, tem uma prevalência muito alta na população em geral. Segundo a OMS, cerca de 5,8% da população brasileira sofre com algum quadro de depressão. Esse percentual envolve cerca de 11,5 milhões de casos.
Já o Ministério da Saúde, seguindo o que apontou um estudo epidemiológico, diz que a taxa de prevalência dessa condição ao longo da vida dos brasileiros chega a 15,5%.
Nesse cenário, precisamos ter atenção com as pessoas que sofrem com depressão, especialmente em relação ao que dizemos a elas.
A seguir, selecionamos algumas coisas que devemos evitar dizer a uma pessoa depressiva.
(Fonte: Lamar Belina/ Pexels/ Reprodução)
Quando você faz uma declaração similar a essa, está equiparando uma oscilação de humor normal e que qualquer um de nós pode sentir no dia a dia com uma enfermidade implacável e avassaladora.
Sofrer de depressão é diferente de ter um dia desagradável. Afinal, qualquer um de nós pode superar um dia ruim. Entretanto, uma pessoa que enfrenta a depressão pode precisar de cuidados médicos durante semanas, meses ou até anos antes de recuperar-se.
Por isso, jamais minimize uma aflição severa. Em vez disso, reconheça a validade dos sentimentos alheios, por exemplo, dizendo: "Eu compreendo que leva tempo para superar, mas há sempre esperança. E eu sempre vou estar aqui para te ajudar."
(Fonte: Andrew Neel / Pexels/ Reprodução)
Quando uma pessoa com depressão está no clímax de uma crise mental, muitas vezes ela não consegue enxergar uma saída, uma luz no fim do túnel. A depressão é uma condição implacável, sendo que a pessoa pode até tentar se sentir melhor a cada dia, mas o alívio parece nunca chegar.
Por isso, ao dizer a um indivíduo com depressão que sua tristeza e angustia vai passar logo, estamos minimizando a seriedade da condição e o desamparo que estão sentindo.
Em vez disso, deixe a pessoa saber que não importa por quanto tempo ela sofra ou leve para se recuperar, você vai ajudá-la no que for necessário. Ao fazer um depressivo se sentir menos sozinho, estamos causando um impacto significativo e positivo em sua vida.
(Fonte: Pixabay/ Pexels/ Reprodução)
A depressão não tem “cara”. Por isso, não expresse descrença com relação à situação da pessoa. Lembre-se que ela precisa de ajuda, e a aparência que reflete por fora não necessariamente condiz com o que sente em seu interior.
Portanto, evite dizer frases como:
Não é raro que pessoas com depressão e ansiedade façam um esforço enorme para esconder o que estão sentindo dos outros. Aliás, isso pode agravar a situação, pois ao internalizar tudo, a pessoa pode ter sintomas muito mais intensos.
(Fonte: Nathan Cowley/ Pexels/ Reprodução)
Não ignore a dor de alguém que está passando por uma situação complicada. Se estiver conversando com um amigo ou parente que está deprimido, evite comparar a dor. Talvez, para você, um evento ou situação não passe de um pequeno aborrecimento. Mas para quem sofre com depressão, essa pequena coisa pode ser um obstáculo intransponível.
(Fonte: Daniel Reche/ Pexels/ Reprodução)
Atribuir culpa é um grave problema. Embora a depressão esteja relacionada com uma deficiência de substâncias químicas reguladoras do humor, a frase “é tudo coisa de sua cabeça” tende a ser desdenhosa. Uma pessoa depressiva que ouve isso pode se sentir atacada, como se estivessem tentando acusá-la de inventar sua doença ou de mentir sobre sua condição.
E só para lembrar, a depressão também pode causar sintomas físicos, como dores crônicas e fadiga.
(Fonte: cottonbro studio/ Pexels/ Reprodução)
Novamente, esse tipo de fala coloca a culpa na pessoa com depressão. Algo que pode ser muito prejudicial. Muitas pessoas acreditam que quem tem depressão são indivíduos fracos ou que estão se vitimizando demais. Ou seja, bastaria mudar de pensamento e comportamento para tudo melhorar.
As coisas não são bem assim. Insinuar que a pessoa não é grata pelo que tem e que aquilo que estão experimentando não é uma doença médica real pode fazer com ela evite procurar ajuda especializada. Sem contar que a pessoa pode se sentir indigna de sua vida. Em termos mentais, isso pode ser extremamente grave, inclusive, fazendo com que a pessoa tenha pensamentos que coloquem em risco a sua própria vida.
Por fim, é sempre bom lembrar que a depressão é uma condição médica que não pode melhorar sem tratamento. Além disso, a maioria das pessoas com essa condição consegue ter uma vida de qualidade quando recebe o tratamento adequado.