8 formas práticas e peculiares para cuidar da saúde mental

30/01/2023 às 12:593 min de leitura

Proteger a saúde mental é fundamental para a nossa qualidade de vida e bem-estar geral. Ela afeta como pensamos, sentimos e agimos em nossa vida diária e, quando nossa cabeça não vai bem, pode levar a problemas como ansiedade, depressão, problemas de relacionamento e dificuldade para lidar com as demandas do dia a dia.

A saúde mental também está relacionada à saúde física, e problemas mentais podem ter efeitos negativos no corpo, como aumento da pressão arterial e risco de doenças cardíacas. Além disso, problemas de saúde mental podem afetar a capacidade de uma pessoa de seguir com suas atividades diárias, incluindo trabalho e estudo, e podem ter um impacto significativo na qualidade de vida.

Proteger sua saúde mental envolve desenvolver habilidades para lidar com o estresse, gerenciar emoções e manter relacionamentos saudáveis.

Continue lendo este artigo para descobrir dicas práticas e interessantes para se sentir bem e lidar melhor com a vida diária!

1. Tenha pessoas boas por perto

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Manter fortes conexões familiares e sociais é importante para a nossa saúde mental e bem-estar. Faça planos com familiares e amigos próximos, ou busque atividades que lhe possibilitem conhecer novas pessoas, como grupos de interesse, classes ou clubes.

2. Preste atenção em como você se comunica com os outros

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Para proteger sua saúde mental, é importante prestar atenção na maneira como você se comunica com os outros. Comunicação eficaz é essencial para construir relacionamentos saudáveis e lidar com as emoções de forma positiva.

Uma maneira de se comunicar de maneira saudável é encontrar maneiras de se afirmar. Muitas vezes, as pessoas reprimem suas emoções e sentimentos, o que pode levar a problemas mais tarde. Ao aprender a se expressar de maneira clara e respeitosa, você pode se sentir mais confiante e seguro em suas relações.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Outra maneira de se comunicar de maneira saudável é expressar gratidão pelas pessoas em sua vida. Agradecer e mostrar apreciação por aqueles que você ama pode ajudar a construir relacionamentos mais fortes e deixá-lo mais feliz e saudável.

Além disso, é importante limitar o tempo gasto nas redes sociais. Usar as configurações do telefone para estabelecer limites pode ajudar a evitar a comparação social e as pressões da vida online, o que pode ser prejudicial para a sua saúde mental. 

Em vez disso, é importante passar mais tempo com pessoas reais e fazer atividades que você possa desfrutar fora da tela.

3. Doe-se

Dedique algum tempo e energia para ajudar os outros. Isso pode lhe proporcionar uma sensação de realização e propósito, além de ser uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas. Explore ideias sobre como ajudar em projetos comunitários ou voluntariado em organizações de caridade.

4. Cuidado com o que você come

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Alimentos e bebidas açucaradas podem nos proporcionar uma sensação de conforto temporário, mas também podem nos deixar exaustos ou nervosos. A cafeína presente em bebidas como café, chá ou bebidas energéticas também pode ter esse efeito.

Uma dieta equilibrada e rica em vegetais e frutas é fundamental para uma boa saúde física e mental. Como comemos também é importante, fazer refeições com outras pessoas pode ajudar a desenvolver relacionamentos saudáveis com familiares, amigos, parceiros e colegas. Isso é fundamental para proteger a saúde mental e prevenir problemas.

É importante estar ciente de como a comida se relaciona com nossos sentimentos. Algumas pessoas podem comer demais ou de menos quando estão tristes ou ansiosas. Se esse é o seu caso, pode ser útil conversar com alguém em quem confia e buscar apoio profissional se necessário.

5. Valorize a si mesmo

Trate-se com bondade e respeito, evitando a autocrítica excessiva. Encontre tempo para seus hobbies e projetos favoritos ou amplie seus horizontes, seja por meio de atividades como resolver palavras-cruzadas diariamente, plantar um jardim, fazer aulas de dança, aprender a tocar um instrumento ou se tornar fluente em outro idioma.

6. Expanda sua mente

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Muitas vezes, ficamos presos em nossas rotinas e formas de pensar, seja sobre como gastamos nosso tempo ou sobre nós mesmos e o mundo, com nossas expectativas influenciando o que realmente acontece, tanto positiva quanto negativamente. 

Por exemplo, podemos dizer a nós mesmos frases como "as coisas nunca melhoram" ou "sou inútil" como resposta ao que os outros nos disseram.

É importante estar ciente desses pensamentos e tentar experimentar novos pensamentos, como "posso mudar as coisas para melhor" e "há tanto que posso fazer". A vida pode se tornar mais interessante, emocionante e gratificante quando estamos abertos a experimentar coisas novas e dispostos a mudar nossas rotinas.

Isso pode ser tão simples quanto trocar o que você come no café da manhã ou mudar o caminho que você anda com seu cão de estimação. Pode também envolver um pouco mais de planejamento, como uma viagem de aventura. 

Ao experimentar coisas novas, podemos descobrir lugares novos que vamos amar, talentos que não sabíamos que tínhamos ou conhecer pessoas legais e interessantes. Tudo isso não somente faz bem para nossa saúde mental como, também, para nosso corpo.

7. Reserve dois minutos para se concentrar no mundo ao seu redor

Isso pode ajudá-lo a se desconectar dos pensamentos constantes e a se reconectar com o presente. Uma dica é simplesmente fazer três respirações lentas e profundas. Pare e sinta seus pés no chão, e pergunte a si mesmo:

  • Quais são as cinco coisas que eu posso ver agora?
  • Quais são as quatro coisas que eu posso ouvir?
  • Qual é o cheiro que eu posso sentir?
  • Qual é a sensação de tocar meus joelhos ou qualquer outra coisa à minha volta?
  • Qual é a sensação debaixo dos meus dedos?

Essa técnica ajuda a trazer a atenção para o momento presente e alivia o estresse e ansiedade.

8. Não hesite em buscar ajuda profissional

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por fim, se você estiver enfrentando dificuldades para lidar com o estresse ou qualquer outra coisa que possa prejudicar sua saúde mental, é importante procurar ajuda profissional

Lembre-se de que não está sozinho e há recursos disponíveis para apoiar seu bem-estar emocional. Não se sinta envergonhado ou hesite buscar por auxílio, é um passo importante para cuidar de sua vida de forma geral.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: