8 causas de inchaços nos olhos humanos

11/03/2023 às 08:003 min de leitura

Enquanto alguns problemas nos olhos causam irritações por poucos dias, casos mais graves podem gerar complicações irreversíveis se não forem cuidados. Porém, ambas as situações geram o mesmo tipo de sintoma: inchaços. Devido a isso, pode ser complicado entender o diagnóstico correto e, consequentemente, identificar seu tratamento, já que há semelhanças físicas e sensitivas envolvendo cada causa.

Dessa forma, preparamos uma lista com oito dos principais motivos de inchaços nos olhos humanos para você entender como eles se instalam e se propagam. Confira abaixo os itens com imagens (algumas podem ser incômodas), sintomas, causas e efeitos imediatos:

1. Terçol

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

Doença ocular muito comum, o terçol é um caroço pequeno e doloroso que pode gerar uma mancha de pus. A complicação, além de causar inchaço, traz uma maior sensibilidade para a região da pálpebra, crosta ao redor do olho, sensação de pele rasgando e um incômodo semelhante ao de areia. Compressas quentes ao longo do dia podem evitar maiores problemas.

2. Calázio

(Fonte: Getty Images/ Reprodução)(Fonte: Getty Images/ Reprodução)

Causa de acúmulo de óleo em uma glândula do olho, o calázio deixa a visão embaçada e pode forçar a pessoa a pressionar suas pálpebras involuntariamente, prejudicando a recuperação. A melhor forma de contornar o problema é usar compressas quentes em um primeiro momento e, caso não funcione, se dirigir a um médico para a aplicação de injeções.

3. Alergias

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

Os mais diversos tipos de alergias também podem causar complicações para os olhos. Pessoas que têm o sistema imunológico com reposta hiperativa a substâncias em ambientes externos e internos podem sofrer com coceiras, sensação de pele rasgando ou desconforto geral. Nesses casos, é importante utilizar antialérgicos e deixar os olhos constantemente umedecidos via colírio ou compressas geladas.

4. Retenção de água ou fluidos

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

A retenção de líquidos é prejudicial para o corpo e pode causar edemas ou inchaços ao redor dos olhos, especialmente para quem dorme mal, consome muito sal ou chora por longos períodos. Antes da condição se tornar mais grave e se estender para o resto do organismo, é importante usar compressas frias. Caso a situação se complique, consulte seu médico com urgência.

5. Conjuntivite

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

Sensação comum após infecções virais ou bacterianas, a conjuntivite traz sensação de olho pesado, coceira regular, olhos avermelhados e formação de crostas ao redor das pálpebras. Essa inflamação deve ser tratada segundo sua natureza, por meio de pomadas em casos de bacterianas, e colírios em casos de virais. Em ambos os diagnósticos, compressas frias podem ajudar a aliviar os incômodos.

6. Celulite ocular

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

Infecção ao redor do olho, a celulite pode ser mais superficial (pré-septal) ou mais profunda e potencialmente perigosa (orbital). Essa condição se espalha rápido e pode ocorrer em detrimento de outra doença, exigindo de antibióticos ou, em casos avançados, de cirurgia. Seus sintomas também incluem vermelhidão, olho esbugalhado, problemas de visão, febre e fadiga.

7. Dacrioadenite

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

A dacrioadenite ocorre na glândula lacrimal e causa um inchaço de altas proporções na pálpebra superior, bem como dor e desconforto, olhos lacrimejantes e vermelhidão profunda. Se ela for resultado de um vírus, é preciso medicação antiviral. Caso os sintomas sejam derivados de bactérias, antibióticos e compressas podem resolver em poucos dias.

8. Oftalmopatia de Graves

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

Doença associada ao hipertireoidismo — produção de quantidade excessiva de hormônios —, a oftalmopatia de Graves causa abaulamento dos olhos e inchaços das pálpebras. Casos mais graves podem gerar dor ou pressão, dificuldades de movimento, sensibilidade à luz, visão dupla ou pálpebras que não se fecham. Seu tratamento pode incluir terapia com iodo radioativo, medicamentos antitireoidianos ou cirurgias.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: