Tomar banho frio ou gelado: será que faz bem para a saúde?

24/05/2023 às 04:002 min de leitura

Você provavelmente já se deparou com vídeos nas redes sociais de pessoas comuns ou de atletas entrando em banheiras cheias de gelo e água gelada, ou até mesmo mergulhando em lagos alpinos supergelados.

Embora tenha se popularizado como uma espécie de desafio nas mídias sociais, a prática da terapia com água fria, um tipo de crioterapia, é bem antiga. Apesar dos benefícios tradicionalmente associados a essa prática, resta a dúvida: será que a temperatura excessivamente fria pode causar danos à saúde?

Terapia com água fria pode fornecer benefícios terapêuticos, como melhor recuperação muscular e melhora do humor. (Fonte: Adobe Stock)Terapia com água fria pode fornecer benefícios terapêuticos, como melhor recuperação muscular e melhora do humor. (Fonte: Adobe Stock)

O que é a terapia com água fria?

A prática da terapia com água fria consiste em expor o corpo a temperaturas muito baixas, seja por meio de banhos gelados, mergulhos em água fria ou até mesmo imersão em banheiras com gelo. Desde os tempos da Grécia Antiga, a imersão em água fria era utilizada para fins terapêuticos, como relaxamento e como tratamento para febre.

Benefícios da terapia com água fria

Quando praticada de forma correta e segura, a terapia com água fria pode trazer uma série de benefícios. Entre eles, podemos destacar:

Recuperação muscular

A exposição ao frio na terapia com água fria promove a constrição dos vasos sanguíneos, auxiliando na redução da inflamação e acelerando a recuperação muscular após atividades físicas intensas. Por isso, podemos ver muitos atletas e esportistas adotando esta prática.

Melhora a circulação sanguínea

Na terapia com água fria, a baixa temperatura estimula o fluxo sanguíneo, contribuindo para a melhora da circulação e a oxigenação dos tecidos.

Aumento da imunidade

Tenha cuidado ao mergulhar em água fria, não fique muito tempo. (Fonte: Adobe Stock)Tenha cuidado ao mergulhar em água fria, não fique muito tempo. (Fonte: Adobe Stock)

Alguns estudos sugerem que a terapia com água fria também é capaz de fortalecer o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente a doenças.

Alívio do estresse e da ansiedade

Durante o choque térmico proporcionado pela contato com água fria, há uma liberação de endorfinas, que são substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento.

Estímulo à perda de peso

Outro benefício atribuído a prática da terapia com água fria é a aceleração do metabolismo, que auxilia no processo de queima de calorias e na perda de peso.

Cuidados e precauções

Mesmo com tantos pontos positivos, é importante ter alguns cuidados ao praticar a terapia com água fria. Confira algumas precauções:

  • Consulte um especialista: busque orientação de um médico ou especialista para avaliar se a prática é adequada para você;
  • Evite riscos: não exagere no tempo de exposição, pois isso pode causar hipotermia ou outros danos ao organismo;
  • Respeite seus limites: cada pessoa reage de forma diferente ao frio. Respeite seus próprios limites e não force além do que é confortável para você.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: