Seja o primeiro a compartilhar

5 alimentos que podem te dar 10 anos a mais de vida

Mudar de uma dieta pouco saudável para uma dieta mais completa e rica em nutrientes pode ter uma influência considerável na sua vida. De acordo com um novo estudo publicado na Nature Food, existem determinados alimentos que podem acrescentar quase uma década à vida de uma pessoa se forem consumidos corretamente. 

A pesquisa foi baseada em um modelo usado para estimar como as mudanças no estilo de vida poderiam afetar a expectativa de vida de uma pessoa e utilizou dados de 467 mil participantes do UK Biobank, um banco de dados biomédico de grande escala e recursos de pesquisa contendo dados genéticos e informações de saúde sobre habitantes do Reino Unido. Veja só quais alimentos foram citados!

1. Grãos integrais

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Segundo o modelo de estudo, pessoas na faixa dos 40 anos que mudaram sua dieta pouco saudável para uma dieta associada à longevidade poderiam acrescentar cerca de 10 anos à sua expectativa de vida. A mudança foi associada a 10,8 anos extras para as mulheres e 10,4 anos para os homens.

O estudo, conduzido pelos pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, e da Universidade de Glasglow, na Escócia, descobriu que grãos integrais têm uma participação importante nessa dieta saudável. Isso tem paralelo direto com a dieta mediterrânea, que é amplamente considerada uma das formas mais saudáveis de alimentação e enfatiza grãos integrais em suas receitas. 

2. Frutas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em geral, frutas sempre foram consideradas parte de uma alimentação adequada e saudável. Além de colaborarem para aumentar a diversidade do consumo alimentar, o seu consumo in natura contribui para a manutenção de um peso adequado e para a prevenção da obesidade.

Frutas frescas também são ótimas opções para substituir alimentos ultraprocessados e são ricas em nutrientes, vitaminas e minerais. Logo, esse tipo de comida não pode faltar no seu cardápio diário.

3. Nozes

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

As nozes são outro tipo de alimento com diversos benefícios para a saúde humana. Seus aminoácidos têm a capacidade de prevenir a incidência de enfartes e evitar a obstrução das artérias. Além disso, o elevado teor de antioxidantes faz com que elas sejam um excelente aliado no combate a doenças cardiovasculares.

Esses alimentos também são ricos em ômega-3 na sua composição, o que contribui para a redução do colesterol LDL — também chamado de "mau colesterol". Sem contar que as nozes funcionam como um anti-inflamatório natural, promovendo o fortalecimento das defesas do nosso corpo.

4. Vegetais e legumes

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Como já é sabido pela maioria das pessoas, legumes e vegetais devem estar presentes diariamente nas nossas refeições. O motivo por trás disso é que esses alimentos também são ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, o que auxilia o nosso organismo em diversas formas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, recomenda que a alimentação deva ter cerca de 400 gramas desses alimentos diariamente, em cinco ou mais dias da semana. Além disso, estudos apontam que pessoas que seguem essa recomendação têm até 25% menos chances de morrer por qualquer doença.

5. Carne branca

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Segundo o estudo, a ingestão em níveis moderados de carne branca também pode ser benéfica para as pessoas. Isso acontece porque as carnes brancas são digeridas com mais facilidade que as carnes vermelhas, diminuindo a sensação de peso que muitas vezes se tem após a alimentação.

Além disso, elas também apresentam quantidades menores de lipídios, gorduras saturadas e colesterol, trazendo grandes benefícios para a saúde. Por fim, a carne branca apresenta bons níveis de ferro, potássio, fósforo, vitamina B, potássio e vitamina B5.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.