
Artes/cultura
28/07/2011 às 11:05•1 min de leitura
O corpo bronzeado pode ser um bom indicador para quem está procurando um relacionamento – estável ou não. Além de o rapaz ficar mais bonito com aquela “cor de saúde” a exposição ao sol mexe com algo muito mais profundo do que a aparência. Os raios solares ativam a produção de vitamina D, que garante o bronzeamento da pele e, conforme descoberto recentemente, eleva a produção de testosterona.
Caso você tenha se esquecido, é este o hormônio responsável pela libido masculina. Em outras palavras, é possível ter algumas esperanças quanto ao desempenho do rapaz pela exposição ao sol. Apesar de não ser um critério definitivo, os cientistas austríacos da Universidade Médica de Graz fizeram um teste em 2299 homens que acusou maior concentração de testosterona no sangue deles durante o verão.
Entretanto, essa notícia vem com um tom de preocupação. A exposição excessiva ao sol e sem proteção adequada causa câncer de pele. Por isso, agora os mesmos pesquisadores estudam se o mesmo efeito é obtido quando a vitamina D é suplementada ao corpo por meio dos alimentos.
Estão na lista dos alimentos ricos em vitamina D os peixes oleosos, como o salmão e a truta – bem como o caviar e a cavala. Não se engane, a testosterona não é um hormônio exclusivo dos homens. Nas mulheres, ela tem a função de garantir a força dos músculos, densidade dos ossos e outras funções importantíssimas.