Veja como será o Sol daqui a 5 bilhões de anos
391
Compartilhamentos

Veja como será o Sol daqui a 5 bilhões de anos

Último Vídeo

Você já imaginou olhar para o céu e não ter um sol lá para você ver? Pois é exatamente o que acontecerá daqui a 5 bilhões de anos. A nossa estrela deverá cumprir o seu ciclo de vida e se apagar, em um processo muito lento e difícil de ser imaginado por nós, humanos, que passamos pouquíssimos anos na Terra em comparação à idade do Universo.

Porém, agora podemos ter uma ideia de como será esse fenômeno. O telescópio Hubble capturou imagens da nebulosa planetária Kohoutek 4-55, distante cerca de 4,6 mil anos-luz da Terra. No meio dessa nuvem, está uma estrela com tamanho muito parecido com o do nosso Sol, mas que está em seu estágio final de envelhecimento. A pulsação da estrela já está bem irregular, "expulsando" suas camadas externas para o espaço.

Uma estrela morrendo está invisível no meio da Nebulosa Kohoutek 4-55, mostrando o que deverá acontecer com o nosso Sol daqui a alguns milhões de anos

A estrela está entrando em colapso sob o seu próprio peso. Isso faz com que o seu núcleo produza radiação ultravioleta que ioniza os gases que a circundam. O nitrogênio é mostrado na imagem com a cor avermelhada, o hidrogênio está em verde, e o oxigênio em azul. Essa variação de cores é uma espécie de código que os astrônomos adotam para saber do que é composta uma nebulosa.

Algo semelhante vai acontecer com o Sol daqui a uns 5 bilhões de anos, de acordo com os cientistas. Ele deverá esfriar até se tornar uma anã branca, que é quando a estrela não possui mais o mesmo brilho de antes nem teve massa suficiente para se tornar uma supernova.

***

Qual evento astronômico você gostaria de presenciar? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.