
Ciência
18/07/2011 às 12:32•4 min de leitura
Os acessórios de inverno podem até ser bastante parecidos uns com os outros. Mas se você olhar com atenção, notará que existem diferenças entre o formato, o tamanho e o tecido em que são produzidos os lenços, echarpes, xales e muitos outros.
É muito importante saber reconhecer essas diferenças para poder combinar o acessório certo com o seu look. Os lenços e echarpes, por exemplo, são indicados para dias quentes, porque são feitos de tecidos leves e coloridos e dão um toque de charme ao visual sem excessos. Já os cachecóis costumam ser feitos de lã e em tons mais sóbrios. A lã é perfeita para os dias de inverno, mas é preciso ter cuidado – esse tipo de acessório pode criar volumes indesejados.
Cada um deles pode colaborar para criar um look sério, delicado, romântico, descontraído e assim por diante. Conheça melhor cada peça e maneiras diferentes de vesti-las, depois escolha a que melhor combina com seu estilo.
Lenços
Os lenços costumam ser pequenos, em formato quadrado e são feitos de tecidos leves. Combinam com camisetas e camisas. Por serem bastante versáteis, os lenços ainda podem ser usados na cabeça, como faixas de cabelo ou turbantes.
Como usar: para usá-lo no pescoço, dobre o lenço na diagonal e, partindo do lado maior, vá dobrando o tecido em tiras com três dedos de largura. Siga dobrando até chegar à ponta e ponha o lenço no pescoço com as pontas para frente. Você pode amarrar as duas pontas e deixá-las caídas na frente ou ao lado do pescoço.
Cachecóis
A grande maioria é confeccionada em tricô de lã de diferentes espessuras, mas também é possível encontrar cachecóis feitos em tear ou crochê. São bem quentinhos e perfeitos para o inverno. Em geral possuem franjas, que dão movimento e charme às peças. O comprimento e a largura podem variar. O ideal é usá-los com blusas básicas de gola alta e casacos não muito pesados – não se esqueça do volume!
Como usar: para usar o cachecol como uma gravata, com a mão esquerda, junte as duas pontas do cachecol e com a direita, segure a outra extremidade da peça. Ponha-o por trás do pescoço e passe as pontas da mão esquerda por dentro da abertura da mão direita. Ajuste a posição e regule o tamanho das pontas de acordo com a sua preferência.
Echarpes
As echarpes podem ser facilmente reconhecidas por serem feitas de tecidos finos como cetim ou seda. Costumam ser retangulares, ou seja, mais compridas e mais estreitas do que um lenço. Esse formato facilita para usá-las sobre os ombros e os braços, ou seja, são ótimas peças para serem usadas com vestidos de festa abertos. Devido ao seu tamanho também podem ser usadas como uma faixa na cintura.
Como usar: para cobrir os ombros e parte dos braços, em uma das extremidades da echarpe dê um nó frouxo. Posicione a peça sobre os ombros e passe a outra ponta dentro do nó. O objetivo é criar uma flor dentro do nó – para isso, o segredo da amarração é pegar uma porção lisa do tecido, sem usar a barra para que a flor não se solte. Passando um pequeno volume de tecido pelo nó e ajeitando, você terá uma linda flor no meio da sua echarpe. Se necessário, aperte um pouco o nó para que a flor não fique frouxa.
Pashimina
As pashiminas são peças muito interessantes e permitem diversos usos. São grandes, possuem franjas curtas e são feitas em algodão. Não esquentam tanto quanto os cachecóis, então são ideais para look de meia-estação. A grande variedade de cores possibilita muitas criações.
Como usar: coloque a peça horizontalmente sobre os ombros e ao longo das costas. Deixe um lado mais comprido do que o outro. Jogue o excesso de tecido sobre o ombro contrário. Ajeite as dobras da pashimina para que o tecido fique harmonioso e não caia com facilidade do seu ombro.
Xales
São peças grandes e normalmente quadradas. Enquanto as pashiminas possuem franjas simples em apenas dois lados, os xales têm franjas em toda sua extensão. Geralmente essas franjas são feitas de fios nobres, como a seda. Bastante decorados e coloridos, os xales são ideais para cobrir as costas e se prevenir do clima um pouco mais frio.
Como usar: dobre o xale na diagonal, jogue-o sobre as costas com o tecido para trás. Ajeite as pontas na sobre os ombros e na frente e, se preferir, dê um nó.
Estolas
Robustas, as estolas são as mais usadas em ocasiões especiais. Costumam ser feitas de tecidos nobres ou pele (sintética, por favor!) de animais. De formato retangular, elas cobrem e esquentam os ombros e os braços quando o clima pede e uma echarpe não é suficiente.
Como usar: As estolas geralmente têm algum tipo de fechamento que pode ser deixado na frente do corpo, como é mais usada; ou ao lado, sobre o braço, para um visual mais descontraído.
Golas falsas
As golas falsas são ótimos acessórios para ter sempre na bolsa. Pequenas, elas cabem em qualquer cantinho e podem ser usadas em todas as ocasiões. Existem versões feitas em tecido, mas uma boa parte delas é tricotada em lã. Elas são um tubo fechado que deve ser vestido sobre a cabeça. São ideais para serem usadas com casacos pesados, já que não fazem aquele volume extra na frente do corpo como os cachecóis. O comprimento e a textura do material é que dão um toque superfeminino às golas.
Como usar: se sua gola tiver comprimento suficiente, vista-a e gira a parte da frente. Depois passe essa parte da gola para trás e encaixe no pescoço. Ajeite para que o volume fique distribuído de maneira harmoniosa.
. . . . .
Fique com um vídeo que ensina maneiras diferentes de vestir seus acessórios e mais algumas dicas valiosas para usar e abusar dos acessórios de inverno: