
Ciência
09/04/2012 às 09:47•3 min de leitura
Personalidades como Pixie Lott, Lucy Hale e Anna Dello Russo aderiram aos conjuntinhos.
Fonte: Getty Images
Certamente você já deve ter ouvido falar dos conjuntinhos – a dupla de peças com cores ou estampas coordenadas que foi criada nos anos 80 e teve seu ápice nos anos 90. Agora, em 2012, o duo de peças volta repaginado com um toque mais contemporâneo e já começa a colorir o guarda-roupa das mais antenadas.
A tendência ressurgiu nas passarelas das semanas de moda internacionais aparecendo nos desfiles de algumas das maiores grifes do mundo. Então, se você também deseja aderir aos conjuntinhos, confira este artigo especial e saiba como inserir as peças no seu dia a dia.
Para nos ajudar a entender melhor as origens da tendência e ainda compartilhar dicas de como usar o estilo, o TodaEla conversou com a consultora de imagem e produtora de moda Carolina Tonsig, formada em Design de Moda pela Universidade Tuiuti do Paraná.
O começo de tudo
É fácil observar que a moda está constantemente se renovando. A cada temporada é possível acompanhar modelagens, padronagens e tendências que são resgatadas e voltam a ganhar seu momento de destaque no universo fashion. E este movimento de resgate é que foi o grande responsável pelo retorno dos conjuntinhos às passarelas internacionais.
Os conjuntinhos nas passarelas das grifes Cacharel, Jil Sander e Balmain.
Fonte: Getty Images
A consultora de imagem Carolina Tonsig explica que o duo de peças era o principal símbolo do Movimento Power Woman, criado pelo estilista italiano Giorgio Armani na década de 80. Naquela época, as peças coordenadas pretendiam simbolizar a força da mulher que começava a conquistar seu espaço no mercado de trabalho e passava a ser vista em uma posição mais igualitária com relação aos homens.
Por esse motivo, Carolina reforça que os conjuntinhos eram majoritariamente feitos de alfaiataria, que era uma das maneiras de fazer alusão ao estilo masculino com suas modelagens retas e soltas do corpo. Atualmente, a tendência foi totalmente repaginada e vem de cara nova. A consultora de imagem lembra que os tecidos e texturas modernos permitem composições muito mais interessantes e, acima de tudo, femininas.
Como montar um conjuntinho
Certamente você não precisará procurar muito para encontrar um conjuntinho no seu guarda-roupa e já sair por aí desfilando com a nova tendência, pois o único objetivo do estilo é que as peças combinem entre si. A ideia é que a parte de cima e a parte de baixo do seu look sejam confeccionadas no mesmo tecido, tenham a mesma cor ou ainda a mesma estampa, constituindo um par.
Use sua criatividade para combinar as peças e abuse da variedade de modelos disponíveis. Para a parte de cima, use blazers, jaquetas, casacos ou até mesmo coletes. Já na parte de baixo, combine com calças ou saias e shorts, que trazem um ar mais elegante e feminino para o look.
Os conjuntinhos nas passarelas das grifes Stella McCartney, Dolce & Gabbana e Sportmax.
Fonte: Getty Images
Você também pode se jogar nas cores vibrantes para montar produções que são a cara do verão ou aproveitar os tons mais sóbrios para receber o inverno com muito estilo. Blusinhas, meias-calças, sapatos e acessórios que forem usados para acompanhar o seu conjuntinho devem ser básicos e discretos para não chamarem mais atenção do que o necessário, especialmente se você apostar em um duo de peças estampado.
Os looks monocromáticos são a melhor opção para que deseja experimentar a tendência sem ousar muito. Comece com cores claras até que se sinta confortável para investir em tons vivos ou mesmo em estampas cheias de detalhes. Carolina Tonsig alerta que é preciso estar atenta antes de investir em conjuntinhos com cores fortes e estampas, pois são peças mais cansativas e que podem enjoar facilmente. As texturas também estão em alta e são uma ótima alternativa para deixar os conjuntinhos ainda mais bonitos e modernos. Para o inverno, o tweed chega com tudo, trazendo tramas elaboradas, coloridas e muito interessantes.
Incorporando a tendência
Depois de entender de onde vieram os conjuntinhos e no que consiste a última tendência que esteve presente em diversas passarelas ao redor do mundo, é importante saber como usar o estilo no seu dia a dia.
Segundo Carolina Tonsig, o conjuntinho cai bem para todos os tipos físicos, pois alonga a silhueta. O duo de peças ainda é versátil e permite diversas combinações diferentes. Ao coordenar saias, shorts ou calças com blazers, jaquetas, casacos ou coletes, você pode criar inúmeras possibilidades e adaptar a tendência para ser usada em ocasiões mais formais – como no escritório e em reuniões de negócios – ou ainda em momentos de descontração – como passeios no shopping e no parque.
Olivia Palermo, Kate Middleton e Amanda Seyfried também aderiram à tendência.
Fonte: Getty Images
A dica de Carolina para as mais cheinhas é que escolham os modelos mais acinturados, isso porque calças com corte reto ou com uma modelagem muito solta podem aumentar as medidas. Já para as baixinhas, a consultora de imagem afirma que os conjuntinhos são uma ótima aposta por serem peças que praticamente não cortam a silhueta. É preciso apenas evitar as calças pantalonas ou paletós compridos demais, preferindo sempre as modelagens que acabam no começo do quadril.
Ainda é preciso ter cuidado com as estampas, pois desenhos grandes demais tendem a engordar. O truque então é provar alguns conjuntinhos estampados e consultar o espelho sempre que necessário para verificar se eles favorecem o seu tipo de corpo.
Confira mais algumas opções de conjuntinhos na galeria abaixo e esteja preparada para desfilar a nova tendência nas ruas.