Artes/cultura
19/05/2016 às 13:54•3 min de leitura
Apesar de parecer que estas duas galáxias estão prestes a colidir, elas estão a dezenas de milhões de anos-luz de distância uma da outra.
Mesmo assim, vistas da Terra, elas parecem sobrepostas e são magníficas
Esse aglomerado de galáxias é fenomenal por produzir um “rosto humano”. Na realidade, apenas os “olhos” e o “nariz” são de fato galáxias, já as linhas são resultantes de um efeito de lente gravitacional, que distorce a luz.
Sorria que estou te filmando
Oficialmente chamada de M51a ou NGC 5194m, a galáxia do Rodamoinho foi a primeira a ser identificada como sendo em espiral e fica relativamente “próxima” da Via Láctea.
À esquerda, a galáxia foi fotografada com sua luz visível; à direita, com luz infravermelha
Vários aglomerados de galáxias formam o conjunto de Pandora, que recebeu esse nome por conta de alguns fenômenos estranhos, resultantes da convergência de reuniões menores de galáxias.
Beleza cósmica
Essa galáxia parece um grande furacão e está cercada por anéis azuis em que estrelas estão em formação.
A onda de pressão no centro da galáxia comprime o gás e a poeira em suas extremidades, dando origem às estrelas
Ela é uma das únicas galáxias espirais do Grupo Local, que inclui a nossa Via Láctea e Andrômeda. Além disso, ela se aproxima do nosso sistema solar a uma velocidade de 24 km/s, mas fique tranquilo que a distância entre ela e nós é bem enorme: aproximadamente 3 milhões de anos-luz.
Nesta imagem, podemos ver uma nebulosa localizado em uma das espiras da galáxia
Você pode até não se impressionar por essa galáxia, a princípio, mas precisa saber que ela é famosa pelo raro fenômeno dos masers. Os lasers emitem luz visível, já os masers emitem luz na faixa de micro-ondas.
Na astronomia, os masers são bem raros
Essa galáxia de nome complexo é resultado da fusão de duas outras galáxias, que criaram uma estranha névoa, que, na verdade, são estrelas distantes de seu centro.
A névoa ainda vai se dissipar, já que a própria galáxia está morrendo
Essa galáxia espiral é formada por um núcleo bem brilhante e um grande disco achatado de poeira escura.
Ela foi descoberta em 1912 e lembra um chapéu mexicano
Essa galáxia espiralada tem um buraco negro supermassivo em seu centro que é 70 milhões de vezes maior do que o nosso Sol.
A M81 é recheada de estrelas azuis, que possuem uma vida curta
As galáxias M60 e NGC 4647 orbitam bem próximas e receberam o apelido de “casal”. Isso acontece porque, normalmente, a força gravitacional aproxima as galáxias pouco distantes entre si – algo que não acontece com estas duas.
Mesmo assim, elas também não se afastam, bailando juntas no espaço sideral
Esta é a segunda maior galáxia em espiral já descoberta. Para completar, ela tem uma enorme “cauda” – algo curioso, já que ela está na constelação de Pavão.
Outra curiosidade é que a NGC 6872 não tem muito hidrogênio
Os astrônomos acreditam que a NGC 6744 é a galáxia espiralada mais parecida com a nossa Via Láctea.
Ela está localizada a 30 milhões de anos-luz de distância daqui
Esta é uma das galáxias mais estranhas de todo o Universo. A I Zwicky 18 mostra um desenvolvimento de estrelas muito parecido com o do início dos tempos.
Além disso, ela apresenta uma grande quantidade de hélio ionizado, deixando os cientistas intrigados sobre o motivo de ela emitir tanta radiação
A nossa galáxia precisa entrar nesta lista, mas não é à toa: ela é o lar de pelo menos 100 bilhões de planetas e 1 trilhão de estrelas
Você imaginava que ela fosse tão gigante?
Essa galáxia em espiral é extremamente linda e remet ao Natal: as estrelas azuis e as bolas incandescentes de hidrogênio em vermelho a fazem lembrar uma guirlanda.
Jingle Bells!
As espirais desta galáxia possuem enormes estrelas azul-brancas recém-formadas, que dão um brilho belíssimo a ela.
E ela realmente lembra um girassol, não acham?
***
Você gostaria de viajar pelo espaço sideral? Comente no Fórum do Mega Curioso