Mais 20 curiosidades fascinantes relacionadas com a Rússia

02/01/2018 às 10:302 min de leitura

1 – Em 1867, Alexander II, Imperador da Rússia, vendeu o Alaca aos Estados Unidos por apenas US$ 7,2 milhões por medo de que a colônia caísse nas mãos dos britânicos caso ocorresse uma guerra.

2 – Durante a Primeira Guerra Mundial, o Rei da Inglaterra, o Czar da Rússia e o Imperador da Alemanha eram primos de primeiro grau.

3 – Na Rússia, em momentos de problemas econômicos e altas na inflação, os professores podem receber seus salários em vodka.

4 – E falando em vodka, anualmente são registradas mais de meio milhão de mortes relacionadas com o consumo de bebidas alcóolicas na Rússia.

Russos bebendo vodka(The Sun/Getty Images)

5 – E você sabia que a palavra “vodka” deriva do vocábulo “voda” que, por sua vez, significa água?

6 – Aliás, sabia que a cerveja só passou a ser considerada como bebida alcóolica por lá em 2011?

7 – Um dos maiores museus da Rússia “contrata” cerca de 70 gatos para proteger suas obras de arte contra o ataque de ratos.

8 – A Rússia conta com em seu arsenal com mais de 8,4 mil artefatos nucleares – o que a torna o país com o maior número de armas desse tipo a sua disposição.

Arsenal nuclear russo(The Independent/Kirill Kudryavtsev/AFP/Getty Images)

9 – O Japão e a Rússia ainda não assinaram o tratado de paz pelo final da Segunda Guerra Mundial por que os dois ainda disputam pelo poder das Ilhas Curilas.

10 – Cientistas russos domesticam raposas para que elas se comportem como cães desde o final da década de 50.

11 – Josef Stalin só começou a aprender russo depois dos oito anos de idade. Antes disso ele apenas se comunicava em georgiano, idioma oficial da Geórgia, nação localizada no Cáucaso.

12 – Ainda sobre Stalin, antes de subir ao poder, ele se dedicava a organizar roubos de banco para financiar a causa comunista.

Josef Stalin(Wikimedia Commons/Domínio Público)

13 – Durante uma visita oficial do (então) presidente russo Bois Yeltsin a Washington, nos EUA, ele foi encontrado bêbado em uma das avenidas da cidade apenas de cueca tentando pegar um taxi para comprar pizza.

14 – Reza a lenda que os russos optaram por adotar o cristianismo como religião oficial em vez do islamismo para não deixar de consumir bebidas alcoólicas.

15 – A primeira criança russa a receber a vacina contra a varíola foi batizada com o nome de Vaccinov, recebeu uma pensão vitalícia e foi observada por cientistas durante toda a sua vida.

16 – Dizem que existem pelo menos 15 cidades secretas na Rússia cujos nomes e localizações são mantidos em segredo.

Metro Rússia(PoundTravel.uk/David Burdeny)

17 – Também dizem que existe um sistema de metrô secreto em Moscou – que supostamente liga uma série de bunkers militares.

18 – Os ricaços de Moscou driblam o trânsito infernal circulando de ambulância pela capital russa.

19 – Por certo, Moscou é a cidade com o maior número de bilionários do mundo. Segundo a última estimativa, 74 mega ricos viviam lá.

20 – O Lago Karachay, um local usado para o descarte de lixo nuclear, é tão radioativo que permanecer nas margens por um período de apenas uma hora pode ser suficiente para matar um humano adulto.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: