Saúde/bem-estar
18/01/2018 às 11:31•2 min de leitura
(Retro Planet)
Antes de se tornar um dos refrigerantes mais populares do mundo, a Pepsi-Cola era conhecida como “Brad’s Drink” — ou “Bebida do Brad” em tradução livre. O nome foi inspirado no sobrenome do criador da bebida, Caleb Bradham, que desenvolveu o produto em 1893 e o rebatizou de Pepsi-Cola cinco anos depois, por acreditar que além de ser saudável, sua invenção ajudava na digestão.
(abc News)
Sabia que lá em 1996, o Google, ferramenta de buscas mais famoso do planeta, se chamava “BackRub”? Larry Page e Sergey Brin, os fundadores da gigante da internet, mudaram o nome de sua criação no ano seguinte, quando registraram o domínio Google.com.
(Search Engine Land)
E já que falamos de um gigante da internet no item anterior, por que não seguir no assunto e falar de outro? Quando fundaram sua companhia em 1994, os estudantes da Universidade de Stanford Jerry Yang e David Filo a batizaram de “Jerry’s Guide to the World Wide Web” (“Guia do Jerry para a World Wide Web” em tradução livre), mas mudaram o nome para Yahoo — que é um acrônimo de “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” ou algo como “Mais um Oráculo Não-Oficial Categorizado”.
(Wikimedia Commons/Dwight Burdette)
Antes de se chamar “Subway”, a rede de fast-food tinha o nome “Pete’s Super Submarines” — ou “Os Supersubmarinos de Pete” em tradução livre. A ideia surgiu em meados da década de 60, durante uma conversa entre Fred DeLuca, fundador da companhia, e seu amigo Peter Buck, que sugeriu que ele abrisse uma lanchonete focada em sanduíches italianos (também conhecidos como sanduíche submarino), e o nome acabou sendo abreviado anos mais tarde.
(Kotaku)
Originalmente, em 1889, quando foi fundada, a Nintendo era uma companhia que fabricava um tradicional tipo de baralho japonês conhecido como Hanafuda e chamava Marufuku Company. O nome foi trocado para Nintendo Playing Card Company em 1951 e, tempos depois, a produção de baralhos e cartas foi substituída pela dos populares games que todo mundo conhece.
(Car Wallpaper Collections Gallery View)
Sabia que, até 1981, embora a fabricante de veículos produzisse caminhões da marca Nissan, os carros de passeio eram comercializados com uma marca chamada “Datsun” — que vem da palavra japonesa “dat”, que significa algo como “rápido como um raio”? Só depois de vender milhões de automóveis pelo mundo que a companhia decidiu aposentar um dos nomes e favorecer o outro.
(Wallpaper Cave)
Outra companhia japonesa a mudar de nome foi a Sony que, originalmente, se chamava Tokyo Tsushin Kogyo. Fundada em 1946, a empresa nasceu como uma loja de reparos de rádios — e ganhou fama por desenvolver o primeiro gravador de fita cassete no Japão, assim como os primeiros transistores de rádio e televisão japoneses. A mudança de nome aconteceu em 1958, e representa a união de duas palavras: “sonus”, que significa “som” em latim, e “sonny”, termo norte-americano que era usado nos anos 50 para chamar um garoto.