Disney contrata especialista em conservação para preservar desenhos antigos

09/03/2018 às 14:301 min de leitura

Em tempos de cópias digitais e backup na nuvem, ninguém menos que a Disney preciou contratar um especialista em conservação artística para garantir que parte de seu acervo não se perdesse pela ação nociva do tempo.

As primeiras animações da Disney são verdadeiras obras de arte, e não apenas pela aura de magia que as envolve: desenhos como "Alice no País das Maravilhas", "Pinóquio" e "Branca de Neve e os Sete Anões" foram originalmente pintados à mão. Assim, os exemplares já estão completando seus 80 anos, o que demanda cuidados especiais de conservação.

Embora sejam super bem guardados, esses originais que foram pintados à mão e preservados em lâminas de plástico  começaram a apresentar sinais de desgaste. Isso mesmo! Até as pinturas que fundamentaram as animações clássicas da Disney começam a descascar.

1

O responsável por encontrar uma solução para salvar tais preciosidades foi um conservadorista do Getty Conservation Institute, Dr. Tom Learner.

Em Los Angeles, onde fica a Biblioteca de Pesquisa da Disney Animation, ele juntou uma equipe e encontrou uma solução bem mais simples e inteligente do que qualquer um de nós poderia esperar.

Enquanto a grande maioria das obras de arte como as pinturas, por exemplo, precisa ser conservada longe de fatores como umidade, ar e luminosidade, por exemplo, no caso das obras da Disney era justamente disso que elas precisavam.

2

Voilà!

"Descobrimos que só por colocar essas telas em câmaras e aumentando a umidade, você já consegue fazer a pintura readerir ao plástico, então não conseguimos achatar as células, mas podemos colá-las novamente. O que é incrível sobre isso é que não tivemos que utilizar nenhuma cola, adesivo nem nada para colar a pintura. Isso significa que o desenho está salvo, não vai se partir e pode ser fotografado digitalmente", garante ele.

O irônico sobre documentos como as pinturas Disney  e tantos outros, como a própria Declaração de Independência dos Estados Unidos, por exemplo  é que, em muitos casos, foram plastificados justamente para efeito de conservação!

Curioso, não?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: