Conheça Jacinda Ardern, a mulher mais jovem do mundo a comandar uma nação
109
Compartilhamentos

Conheça Jacinda Ardern, a mulher mais jovem do mundo a comandar uma nação

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Atual chefe de governo da Nova Zelândia, a primeira-ministra Jacinda Ardern, 37 anos, é a mulher mais jovem do mundo no comando de uma nação. No restrito grupo de chefes de governo abaixo dos 40 anos, ela tem a companhia do francês Emmanuel Macron, 39 anos, e do austríaco Sebastian Kurz, que tem 31 anos.

Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo a dar o direito de voto às mulheres, uma conquista que completará 125 anos em 2018. Além disso, no atual Índice Global de Desigualdade de Gênero, levantando pelo World Economic Forum e publicado em outubro de 2016, o país apareceu entre as dez nações com maior igualdade de gênero no mundo. Pois apenas um ano depois da divulgação do relatório, em outubro de 2017, a Nova Zelândia elegeu a primeira-ministra Jacinda Ardern, atualmente a chefe de governo mulher mais jovem do mundo.

Líder

Desde que assumiu o comando da nação, Jacinda tem atraído a atenção da mídia por sua acessibilidade nas redes sociais, por suas aparições públicas e pelo apoio a causas progressistas: entre outras, Jacinda advoga pelo feminismo e pelo casamento homoafetivo.

Jacinda Ardern(Dave Simpson/Getty Images)

Em fevereiro, por exemplo, ela encabeçou o desfile da Parada Gay de Auckland, a maior da Nova Zelândia. Mas Jacinda também atraiu os holofotes em janeiro, quando anunciou estar grávida de seu primeiro filho. Questionada pela mídia sobre como seria capaz de conciliar a gravidez com as demandas de seu trabalho como primeira-ministra, ela simplesmente declarou: “estou grávida, não incapacitada, e como todas as outras pessoas que já estiveram grávidas antes, eu apenas seguirei a minha vida”. 

*Via assessoria.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.