Ciência
19/03/2018 às 10:30•1 min de leitura
Em Portugal, assim como no Brasil, comprar cigarros é algo liberado legalmente apenas para quem tem mais de 18 anos de idade. A lei, entretanto, não impede que pessoas mais jovens consigam cigarros por diferentes maneiras. Em Vale de Salgueiro, no nordeste de Portugal, tem um dia específico do ano em que até mesmo as crianças são encorajadas a fumas: 6 de janeiro.
Se você reparou bem, trata-se da data em que os cristãos celebram o Dia de Reis. A história conta que foi em 6 de janeiro que Melchior, Baltazar e Gaspar, os “Três Reis Magos”, que de reis e magos não tinham nada, chegaram à manjedoura onde Maria tinha dado a luz a Jesus Cristo. Em Vale de Salgueiro, essa festa é chamada de Epifania.
Epifania, a Festa de Reis de Vale de Salgueiro, em Portugal, inclui hábitos incomuns e condenáveis pelo resto do mundo
Em muitas tradições, essa é a data para desmontar a árvore de Natal e se preparar para o ano, mas em Vale de Salgueiro alguns costumes são bem menos saudáveis. Crianças de até 5 anos de idade são estimuladas a fumar cigarros nos dias 5 e 6. A origem dessa tradição é incerta, mas acredita-se que por conta da região ter uma história pagã, e no passado era costume os aldeões usarem a época do solstício de inverno (22 de dezembro) para fazer tudo aquilo que eles não são habituados no resto do ano.
É importante ressaltar que Vale de Salgueiro é uma vila bem pequenininha, com pouco mais de 420 habitantes, segundo o censo de 2011. Por lá, é comum a prática do fumo infantil ser apoiada por todos, já que as crianças nem sequer tragam os cigarros, apenas “brincam” de fumar. A recriminação acontece justamente por conta de pessoas de fora da comunidade.