10
Compartilhamentos

Qual é a história por trás deste elmo com chifres muito bizarro?

Você já tinha visto alguma vez o estranho elmo da imagem? Pensado para proteger a cabeça inteira de seu usuário — no lugar de apenas a caixa craniana —, originalmente, o adereço fazia parte de uma armadura completa que foi presenteada pelo Imperador Sacro-Romano Maximiliano I ao Rei Henrique VIII da Inglaterra no início do século 16, mas é a única parte do conjunto que sobreviveu à passagem do tempo. Infelizmente, por que, já imaginou como não seria o resto do modelito?

De acordo com o pessoal do site Atlas Obscura, tecnicamente, elmos como esse, ou seja, totalmente fechados, são chamados de “armet”, e o da imagem a seguir foi criado pelo austríaco Konrad Seusenhofer, um dos mais importantes fabricantes de armaduras da época na Europa. Dê uma olhadinha mais detalhada na peça:

Elmo estranho(Wikimedia Commons/Geni)

Esquisitão e pouco prático

Como você acabou de ver, o elmo foi adornado com óculos, um narigão volumoso, um sorriso maroto e chifres de cabra espiralando das laterais da cabeça. Por conta dessas características todas, os historiadores determinaram que a peça não foi pensada para ser usada durante batalhas reais, mas sim apenas como adorno mesmo.

Afinal, imagine o espanto dos oponentes que se deparassem com um sujeito vestindo um capacete desses no campo de batalha — e o pouco prática que a proteção seria, considerando que, além de limitar a visibilidade e os movimentos, o elmo adicionaria mais peso ainda à armadura, sem falar que os chifres poderiam ser usados contra o próprio cavaleiro.

Elmo esquisito(Royal Armouries Museum)

Enfim, os pesquisadores acreditam que o acessório foi pensado para imitar a aparência de um “bobo da corte”, figura bastante popular na época do reinado de Henrique VIII. Aliás, por bastante tempo se pensou que o elmo pertenceu ao bufão do palácio! No entanto, ficou estabelecido que o curioso capacete era mesmo do rei e provavelmente era usado em ocasiões especiais e durante aparições públicas do monarca.

Segundo o Atlas Obscura, atualmente, o elmo faz parte do acervo do Royal Armouries Museum, um museu que abriga uma coleção de armaduras reais e arsenais de diversas épocas da história britânica que fica em Leeds, uma importante cidade que fica no norte da Inglaterra. E o artefato é um dos mais queridinhos do local, uma vez que está entre os mais procurados pelos visitantes. E não é para menos, né? Esquisito desse jeito...

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER