Copa do Mundo: veja as fotos de todas as finais do mundial de futebol

16/07/2018 às 07:006 min de leitura

E eis que ontem o planeta assistiu à final de mais uma Copa do Mundo — com a vitória da França sobre a Croácia com o placar de 4 a 2. A Seleção Brasileira saiu cedo da competição, assim como outros times tidos como favoritos para chegar às fases finais dos mundiais, como a AlemanhaArgentina e Espanha.

Agora, o jeito é esperar mais quatro anos para renovarmos as esperanças de o Brasil se tornar a primeira equipe hexacampeã da história da Copa do Mundo, mas até lá, que tal fazer uma viagem no tempo e conferir fotos de todas as finais dos mundiais até agora? Quem reuniu os registros foram Anabel Serrano e Gema García, do portal de notícias El País, e as imagens são fascinantes, especialmente para os fãs de futebol. Confira:

1 – Uruguai, em 1930

Final da Copa do Uruguai(Hulton Archive/Getty Images)

A partida final ocorreu no dia 30 de julho no estádio Centenário, em Montevidéu, e acabou com a vitória dos anfitriões sobre a Argentina com um placar de 4 a 2. Veja a seguir os capitães das duas equipes — o uruguaio José Nazassi, à esquerda, e o argentino, Nolo Fereyra — se cumprimentando diante do árbitro belga Jean Langenus.

Finam da Copa no Uruguai(Hulton Archive/Getty Images)

2 – Itália, em 1934

Final da Copa na Itália(Getty Images)

A final se deu no dia 10 de junho no estádio Nacional do PNF de Roma e, na foto acima, vemos o técnico italiano Vittorio Pozzo sendo carregado nos ombros dos jogadores após a vitória dos donos da casa sobre a Checoslováquia por 2 a 1 na prorrogação.

3 – França, em 1938

Final da Copa na França(Getty Images)

A final rolou no dia 19 de junho no estádio Olímpico de Paris, e a Itália venceu a Hungria com um placar de 4 a 2. Abaixo, vemos o técnico italiano Vittorio Pozzo erguendo a taça.

Final da Copa na França(Getty Images)

4 – Brasil, em 1950

Marcando gol(Associated Press)

A final da Copa de 1950 aconteceu no dia 16 de julho no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e no retrato acima vemos o uruguaio Alcides Edgardo Ghighia celebrar seu gol. A seleção do Uruguai venceu à nossa com 2 gols a 1 — quando o Brasil só precisava de um empate para vencer o mundial. Aliás, após a vitória, Ghighia comentou que apenas três pessoas na História haviam conseguido fazer o Maracanã se calar com um único gesto: o Papa, Frank Sinatra e ele. Modesto...

5 – Suíça, em 1954

Final da Copa na Suíça(Presse Sports)

A final foi celebrada no dia 4 de julho no estádio Wankdor Stadion de Berna, e acabou com a vitória da Alemanha sobre a Hungria com o placar de 3 a 2. No retrato acima, vemos ao jogador húngaro Puskas — à esquerda —, que marcou um gol aos 86 minutos de jogo que foi anulado pelo árbitro inglês Bill Ling.

6 – Suécia, em 1958

Final da Copa na Suécia(Associated Press)

Na foto acima vemos Pelé, então com 17 anos de idade, chorando de alegria no ombro do goleiro Gylmar dos Santos Naves depois da vitória da Seleção Brasileira sobre a dona da casa por 5 a 2. A final se celebrou no estádio Rasunda de Solna e contou com 49.737 espectadores.

7 – Chile, em 1962

Final da Copa no Chile(Getty Imagens)

E mais uma vez a Seleção Brasileira levou a melhor em uma fina, com um placar de 3 a 1 sobre a Checoslováquia. A final aconteceu no dia 17 de junho no estádio Nacional de Santiago de Chile e, na foto, vemos o brasileiro Zito saltando de alegria. Já no retrato abaixo, temos Zito —José Ely de Miranda sendo carregado em braços após o término do jogo.

Celebração brasileira(Cordon Press)

8 – Inglaterra, em 1966

Final da Copa na Inglaterra(Getty Images)

A Copa do Mundo da Inglaterra celebrada em 1966 foi o primeiro mundial televisado da História e foi acompanhada por 400 milhões de telespectadores em todo o mundo. A final aconteceu no dia 30 de julho no estádio de Wembley, em Londres, e terminou com a vitória dos donos da casa sobre a Alemanha com 4 gol a 2. Veja abaixo a foto do time com a taça:

Final da Copa na Inglaterra(Associated Press)

9 – México, em 1970

Final da Copa no México(Getty Images)

Na foto acima, vemos Tostão — com Pelé ao fundo — celebrando o primeiro gol da Seleção Brasileira contra a Itália. A final aconteceu no dia 21 de junho no estádio Azteca da Cidade do México, e o placar foi de 4 a 1. Abaixo, o capitão Carlos Alberto levanta a taça Jules Rimet — marcando a última vez que esse belo troféu foi entregue nos mundiais.

Final da Copa no México(Getty Images)

10 – Alemanha, em 1974

Final da Copa na Alemanha(Getty Images)

Celebrada no dia 7 de julho no estádio Olímpico de Munique, a Alemanha venceu a Holanda com um placar de 2 a 1 — e na foto acima vemos o goleiro Sepp Maier pegar uma bola lançada pelo holandês Johan Cruyff, com o alemão Franz Beckenbauer acompanhando o lance logo atrás.

11 – Argentina, em 1978

Final da Copa na Argentina(Getty Images)

A Copa do Mundo sediada na Argentina foi outro mundial em que a Holanda chegou à fina, mas viu seu oponente levar o troféu. A final foi celebrada no dia 25 de junho no estádio Monumental de Buenos Aires, e os donos da casa marcaram 3 gols contra 1.

Final da Copa na Argentina(Cordon Press)

Aliás, Mario Kempes foi o autor dos três gols e, acima, vemos o ditador Jorge Videla mostrando os polegares em sinal de aprovação enquanto o capitão da seleção argentina, Daniel Passarela, segura a taça. Vale mencionar que o holandês Johan Cruyff, que já desfrutava de fama internacional na época, se recusou a participar do mundial por ser contrário ao regime político na Argentina.

Ainda sobre essa Copa, tempos mais tarde foi descoberto que os argentinos compraram um jogo — contra o Peru, em que o placar foi 6 a 0 para a Argentina — em troca de toneladas de trigo que serviram para amenizar as dificuldades que o país andino enfrentava na época.

12 – Espanha, em 1982

Final da Copa na Espanha(Bernardo Pérez)

A final da Copa da Espanha foi celebrada no dia 11 de julho no estádio Santiago Bernabeu, em Madri, e terminou com a vitória da Itália sobre a Alemanha com 3 gols a 1. Na foto acima, vemos o italiano Claudio Gentile comemorando um gol e, abaixo, o goleiro e capitão da seleção italiana, Dino Zoff, levantar a taça — e ser aplaudido pelo então rei espanhol Juan Carlos.

Final da Copa na Espanha(Bernardo Pérez)

13 – México, em 1986

Final da Copa do Mundo(France Press)

Celebrada no dia 29 de junho no estádio Azteca da Cidade do México, a final acabou com a vitória da Argentina sobre a Alemanha com um placar de 3 a 2.Na foto acima, temos o jogador argentino Jorge Burruchaga no momento em que ele marcou o gol da diante do goleiro alemão Harald Schummer, com o zagueiro Hans-Peter Briegel na jogada.

14 – Itália, em 1990

Final da Copa da Itália(Luis Magán)

A final da Copa do Mundo da Itália aconteceu no dia 8 de julho no estádio Olímpico de Roma e, na foto acima, vemos o momento em que o árbitro mexicano Edgardo Codesal mostrou o cartão vermelho ao argentino Pedro Damián Monzón por conta da dura entrada no alemão Jürgen Klinsmann. O placar terminou com a Alemanha vencendo a Argentina com 1 a 0. Abaixo, temos Andreas Brehme, autor do gol, celebrando com Jürgen Klinsmann.

Final da Copa do Mundo(Getty Images)

15 – Estados Unidos, em 1994

Final da Copa dos EUA(Associated Press/Bruno Luca)

Olha o Brasil campeão de novo, após a final contra a Itália celebrada no dia 17 de julho no estádio Rose Bowl, de Los Angeles. E foi sofrido, lembra? Vencemos nos pênaltis após empate de 0 a 0 no tempo regulamentar de jogo e na prorrogação.

16 – França, em 1998

Final da Copa do Mundo(Reuters/Grigory Dukor)

Na copa seguinte, sediada na França, a Seleção Brasileira chegou à final, mas perdeu para os donos da casa de 3 a 0. O jogo aconteceu no dia 12 de julho, no estádio de France, em Saint-Denis, e na foto acima, vemos o momento em que Zinedine Zidane furou a defesa de Taffarel com um gol de cabeça. Já abaixo, temos a celebração dos franceses.

Final da Copa da França(Associated Press/Bruno Luca)

17 – Japão e Coreia, em 2002

Brasil com a Copa do Mundo(Reuters/Kai Pfaffenbanch)

A final aconteceu no dia 30 de junho no estádio Internacional de Yokohama, no Japão, e festejamos muito depois de ver a Seleção Canarinho vencer a Alemanha com 2 gols a 0.

 18 – Alemanha, em 2006

Cabeçada de Zidane na Copa(AP)

A final aconteceu no dia 9 de julho no estádio Olímpico de Berlin, e foi nessa ocasião que vimos a Zidane Zidane ser expulso de campo pela cabeçada dada no italiano Marco Materazzi. No fim, a Itália acabou vencendo a França nos pênaltis.

19 – África do Sul, em 2010

Copa do Mundo da África do Sul(Alejandro Ruesga)

O encerramento rolou no estádio Soccer City, de Johannesburgo, e a Espanha, que pela primeira vez chegava a uma final da Copa do Mundo, venceu a Holanda com um placar de 1 a 0.

20 – Brasil, em 2014

Final da Copa no Brasil(Associated Press/Felipe Dana)

Sem dívidas, a Copa de 2014 foi uma das mais traumáticas para os brasileiros. A final aconteceu no dia 13 de julho entre a Alemanha e a Argentina, no Maracanã, e os autores do “7 a 1” levaram a taça depois de Götze marcar um gol contra os argentinos no 113 do jogo. Relembre a celebração:

Alemanha campeã da Copa(Getty Images/Lars Baron)

21 – Rússia, em 2018

França e Croácia(Sports Net/AP Photo/Matthias Schrader)

E, para finalizar a viagem pela história das finais das Copas, temos a vitória da França sobre a seleção da Croácia com um placar de 4 a 2. As duas seleções tiveram um desempenho exemplar durante o mundial, mas vimos os franceses celebrando o bicampeonato.

Vitória francesa(Social Post News)

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: